Hubzilla 5 lançado com mudanças internas, suporte para Zot6 e mais

E foi lançado o Hubzilla 5 com mudanças internas, suporte para Zot6 e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Hubzilla é um um servidor de comunicação que se integra a sistemas de publicação na web, dotado de um sistema de identificação transparente e controles de acesso em redes descentralizadas Fediverse.

O código do projeto é escrito em PHP e Javascript e é distribuído sob a licença MIT.

O Hubzilla oferece suporte a um sistema de autenticação unificado para funcionar como uma rede social, fóruns, grupos de discussão, Wiki, sistemas de postagem de artigos e sites. Implantei também um data warehouse com suporte WebDAV e trabalhamos com eventos com suporte CalDAV.

A interação federada é baseada no protocolo proprietário Zot, que implementa o conceito WebMTA para transmitir conteúdo através da WWW em redes descentralizadas e fornece uma série de funções exclusivas, em particular, autenticação ponta a ponta transparente “Identidade Nomad” dentro a rede Zot, bem como uma função de clonagem para garantir pontos de login e conjuntos de dados do usuário completamente idênticos em vários nós da rede.

A troca com outras redes Fediverse suporta os protocolos ActivityPub, Diaspora, DFRN e OStatus.

Após 9 meses de desenvolvimento, foi apresentado o lançamento da nova versão da plataforma para a construção de redes sociais descentralizadas Hubzilla 5.0.

Esta nova versão vem com algumas mudanças internas bastante importantes, como a transição para a última versão do protocolo Zot IV, bem como a mudança para usar o mecanismo de mensagem direta compatível com ActivityPub.

Novidades do Hubzilla 5

Hubzilla 5 lançado com mudanças internas, suporte para Zot6 e mais

A nova versão do Hubzilla é notável pela transição para a versão mais recente do protocolo Zot IV, cujo formato de transferência de dados agora é totalmente compatível com a especificação ActivityStreams.

Embora também seja relatado que, devido à atualização para o protocolo zot6, existem algumas desvantagens, como:

  • Os feeds RSS de origem não serão federados por meio do zot6, a menos que a opção “Encaminhar postagens com este canal como o autor” seja selecionada. Os autores não são atores válidos.
  • Comentários anônimos não serão federados por meio do zot6.
  • A marcação da comunidade foi desativada. (será ativado mais tarde)
  • O plug-in do chess foi movido para plug-ins não suportados até que seja transferido para o formato de dados ActivityStreams2.

Também foi proposto alternar para o uso do mecanismo de mensagem direta suportado por ActivityPub, que é exibido no fluxo geral em vez das mensagens privadas usadas anteriormente.

A funcionalidade de mensagens pessoais para interagir com os usuários da rede Diaspora permanece disponível e foi movida para uma extensão de “Correio” separada. Além disso, o sistema de votação e pesquisa foi atualizado para suportar múltipla escolha e também suporta o mesmo mecanismo nas redes ActivityPub.

Além disso, algumas das mudanças mais notáveis ​​na nova versão incluem:

  • O sistema de notificação foi alterado para usar eventos enviados pelo servidor (SSE).
  • As postagens fixadas são implementadas na página do canal.
  • Adicionado um mecanismo para sincronizar calendários DAV e blocos de notas com clones.
  • Criptografia ponta a ponta (E2E) aprimorada de postagens usando PSK.
  • As extensões obsoletas e sem suporte foram movidas para um repositório separado.
  • Muitas melhorias foram feitas para oferecer suporte a protocolos de terceiros e postar conteúdo em redes sociais populares.

Além disso, o desenvolvedor principal do Hubzilla, Mario Vavti, anunciou que o fundo de descoberta NGI0, de propriedade da conhecida empresa NLnet, aprovou uma concessão para o futuro desenvolvimento do Hubzilla.

O foco principal dos esforços será melhorar as interfaces e os mecanismos de interação do usuário com o sistema.

Para saber mais sobre essa versão do Hubzilla, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Hubzilla

Para os interessados ​​em obter a nova versão do Hubzilla, podem fazê-lo no seguinte endereço.

Ou a partir do terminal com o seguinte comando:

wget https://framagit.org/hubzilla/core/-/archive/master/core-master.zip

Quanto à instalação do Hubzilla, é realmente fácil, desde que você tenha feito a instalação do WordPress, Drupal, Jumla, etc. A instalação do Hubzilla será muito fácil.

É importante mencionar que o Hubzilla foi projetado para ser instalado em servidores, embora para computadores domésticos, você pode usar LAMP para facilitar o processo de instalação.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile