Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS

Conheça o Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS e uma tela de 10.3 polegadas. Confira os detalhes e especificações desse tablet.

Como muitos de vocês já sabem, a Huawei vende tablets com a marca MatePad há anos, mas na maioria dos casos são dispositivos Android com telas coloridas.

Agora, o novo Huawei MatePad Paper é algo diferente: é um dispositivo com tela E Ink de 10,3 polegadas, 1872 x 1404 pixels em escala de cinza e suporte para caneta executando o software HarmonyOS da Huawei.

Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS

Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS
Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS

O MatePad Paper possui molduras finas para uma proporção de tela para corpo de 86,3%, uma tela E Ink que suporta 256 tons de cinza e suporte para 32 níveis de iluminação, facilitando a visualização da tela ao ar livre sob luz solar direta ou em ambientes internos com pouca luz a nenhuma luz.

A Huawei diz que a taxa de atualização da tela é ajustada automaticamente para ajudar a conservar a vida útil da bateria quando você está visualizando conteúdo estático, enquanto permite taxas mais altas ao usar aplicativos ou recursos que se beneficiam de uma rolagem mais suave.

Teoricamente, você pode até assistir a vídeos ou jogar.

Com suporte para a caneta M Pencil da Huawei, você pode escrever notas ou desenhar imagens na tela ou fazer anotações em eBooks ou outros conteúdos.

Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS
Huawei MatePad Paper, um tablet E Ink com HarmonyOS

Há suporte para 4096 níveis de sensibilidade à pressão e a Huawei diz que a caneta tem apenas 26ms de latência, para uma experiência que parece caneta no papel.

Há também quatro microfones com suporte para gravação de notas de voz e alto-falantes estéreo para reprodução de música, audiolivros ou vídeo, entre outras coisas.

Espera-se que seja vendido por € 499 (~$ 560) quando chegar às ruas este ano. O preço de € 499 do tablet inclui o M Pencil e uma capa de fólio.

O tablet E Ink tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, um processador hexa-core não especificado, um leitor de impressão digital e suporte para até quatro semanas de autonomia da bateria de 3625 mAh do tablet (espere substancialmente menos se você estiver muito usando o tablet).

Ele vem com um carregador rápido de 22,5 watts e o tablet possui uma porta USB 2.0 Type-C para carregamento e dados, suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.2 e possui um corpo que mede 225,2 x 182,7 x 6,65 mm (8,7″ x 7,2″ x 0,26″) e que pesa 360 gramas (menos de 13 onças).

Ainda há alguns detalhes que a Huawei não revelou: não sabemos qual processador alimenta o MatePad Paper. E não sabemos em quais países ele será vendido.

Também não está claro como o HarmonyOS se compara a sistemas operacionais alternativos: alguns dispositivos E Ink, como dispositivos Kobo ou Amazon Kindle, usam sistemas operacionais proprietários, enquanto outros, como o reMarkable 2, Onyx Os dispositivos BOOX usam software baseado em Linux ou Android.

Tudo isso para dizer que a Huawei dificilmente é a primeira empresa a lançar um tablet com uma tela E Ink que é boa para mais do que apenas ler eBooks. Mas é certamente uma das maiores empresas a fazê-lo em um tempo.

O MatePad Paper estará disponível em breve nas opções de cores preto, cáqui e azul.


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.