A HP anunciou o lançamento do HPLIP 3.20.11 com suporte para Ubuntu 20.10 e Debian 10.6. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O HPLIP (ou Hewlett-Packard Linux Imaging and Printing), é um software que vem com drivers de impressão, fax e digitalização para mais de 2.295 impressoras HP sob sistemas baseados em Linux. Ele é um software livre, e de código aberto distribuído sob a licença MIT, BSD e GPL.
Normalmente, a cada nova versão é adicionado o suporte para novos dispositivos de impressão, fax e digitalização da HP, novas distribuições, bem como várias correções.
Agora, A HP lançou a versão HPLIP 3.20.11 de seu driver de imagem e impressão para sistemas operacionais baseados em Linux.
Novidades do HPLIP 3.20.11
Diferente das versões anteriores, HPLIP 3.20.11 não inclui suporte para novas impressoras HP.
Ele apenas adiciona suporte para Ubuntu 20.10 e Debian 10.6. E corrigiu o problema de impressão USB para impressoras compatíveis com ipp para Ubutnu 20.04, Ubuntu 20.10 e Linux Mint 20.
Existem também problemas conhecidos de que a navegação ppd às vezes falha durante a configuração do hp no Ubuntu 20.10.
Basicamente, poucas vezes ele falha ao buscar a lista ppd do servidor cups. Portanto, você pode enfrentar o mesmo problema durante o teste. E o hp-toolbox não funcionará com impressoras ippusbxd no Ubuntu 20.04, Ubuntu 20.10 e LinuxMint 20.
E não tenho certeza se sou só eu ou para todos, embora funcione no Ubuntu 20.10, o HPLIP 3.20.11 não pode ser instalado no meu Ubuntu 20.04, pois tenta instalar o antigo python-pyqt5 como biblioteca de dependência.
Para saber mais sobre essa versão do HPLIP, acesse a nota de lançamento.
Atenção: A HP não fornece suporte formal ou comercial ao consumidor para este software. O suporte é fornecido informalmente através de uma série de recursos no site Launchpad.net, e no site oficial do link acima.
Como instalar ou atualizar o HPLIP 3.20.9
Para instalar a versão mais recente do HPLIP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Drivers da HP: Instale ou atualize o HPLIP no Linux