HMD Fusion, um smartphone reparável e modular

Conheça o HMD Fusion, um smartphone reparável e modular. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.

O HMD Fusion é um smartphone de médio porte com alguns recursos incomuns. Um deles é que, como vários outros smartphones HMD recentes, o Fusion foi projetado para ser facilmente reparável.

Mas outro é que, embora o hardware integrado do telefone não seja tão notável, você pode adicionar funcionalidade ao dispositivo substituindo a tampa traseira por “Fusion Outfits” especiais.

HMD Fusion, um smartphone reparável e modular

HMD Fusion, um smartphone reparável e modular

Basicamente, esses são complementos modulares que se conectam a um conector de 6 pinos na parte traseira do telefone, permitindo que você adicione uma luz de anel, carregamento sem fio ou outros recursos ao smartphone.

O HMD Fusion estará disponível na Europa em breve com preços a partir de £ 199 no Reino Unido e 249 € na União Europeia.

A maioria dos Fusion Outfits não estará disponível no lançamento, mas deve estar disponível ainda este ano. Não há informações sobre se ou quando o HMD Fusion estará disponível nas Américas.

O telefone em si é um dispositivo decididamente de médio porte com uma tela de 6,56 polegadas, 1612 x 720 pixels, 90 Hz com brilho máximo de até 600 nits, um processador Qualcomm Snapdragon 4 Gen 2 e uma escolha de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento ou 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

Ele também tem uma bateria de 4.000 mAh, suporte para carregamento rápido de 33 watts, um leitor de cartão microSD com suporte para cartões de até 1 TB, uma porta USB 2.0 Tipo C, suporte para WiFi 6, Bluetooth 5.1, NFC e conectividade sem fio 5G NR, uma câmera primária de 108 MP, câmera com sensor de profundidade de 2 MP e câmera frontal de 50 MP.

Ele tem um sensor de impressão digital montado na lateral e o telefone é classificado como IP54 para resistência à poeira e água.

O HMD Fusion vem com Android 14 e deve receber pelo menos duas atualizações importantes do sistema operacional e três anos de atualizações de segurança.

Mas são essas “roupas” modulares que realmente fazem o HMD Fusion se destacar. Aqui estão algumas que a HMD planeja lançar nos próximos meses:

  • Conjunto de carregamento sem fio Fusion : disponível em ciano, preto ou rosa, este conjunto muda a cor do telefone e também adiciona suporte para carregamento sem fio de 5 W.
  • Fusion Flashy Outfit : Há um anel de luz embutido neste case que vira para cima para ajudar a iluminar suas fotos e vídeos. O traje vem em rosa ou azul.
  • Fusion Rugged Outfit : Este equipamento robusto aumenta a classificação IP para IP68 e adiciona suporte para carregamento sem fio de 5 W, bem como funcionalidade push-to-talk e um botão ICE (em caso de emergência).
  • Fusion Casual Outfit : É basicamente uma capa de substituição para a parte traseira do dispositivo, disponível nas opções de cores ciano, azul ou rosa.

A HMD também divulgou uma roupa para jogos que adiciona um controle de jogo ao smartphone. E a empresa lançou um kit de desenvolvimento para desenvolvedores que desejam criar seus próprios Fusion Outfits compatíveis com o smartphone.

HMD Fusion, um smartphone reparável e modular (HMD Fusion Gaming Outfit)

Este não é o primeiro telefone que vemos adotar esse tipo de abordagem modular. A LG tentou algo semelhante há algum tempo, mas descontinuou seu programa de complementos modulares para smartphones após uma única geração. A plataforma Moto Z da Motorola durou um pouco mais, mas também desapareceu.

Então é um pouco difícil ficar muito animado com um telefone barato que pode lidar com alguns acessórios quando há telefones com especificações melhores que já têm alguns desses recursos integrados (como carregamento sem fio e proteção IP68).

Ainda assim, embora existam luzes de anel de terceiros, controlador de jogo e outros acessórios que podem ser usados ​​com uma ampla variedade de smartphones, há algo atraente na ideia de complementos modulares projetados para se encaixar perfeitamente e estabelecer uma conexão confiável com um telefone.

Talvez se o HMD Fusion se mostrar popular o suficiente, poderemos ver a empresa expandir a plataforma para trabalhar com telefones que tenham especificações melhores.

Sair da versão mobile