E foi lançado o helloSystem 0.5.0 com melhorias no gerenciador de arquivos Filer, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O helloSystem é um sistema operacional leve baseado em FreeBSD. Um sistema com FreeBSD em seu núcleo fornece uma alternativa “aberta” real para o macOS e seus usuários.
O projeto foi iniciado por Simon Peter, o desenvolvedor conhecido por iniciar o AppImage, o projeto PureDarwin e muito mais.
Como idto antes, o helloSystem OS é alimentado por uma base FreeBSD. Até mesmo a área de trabalho do helloSystem foi configurada para se parecer com uma área de trabalho do MacOS X inicial.
O projeto helloSystem compartilha objetivos de design semelhantes aos do macOS em ser algo que “simplesmente funciona”, não precisa de muita configuração e funciona bem fora da caixa no desktop.
Apesar disso, os desenvolvedores do helloSystem não estão procurando criar uma “réplica 1:1” do macOS, mas sim algo que seja consistente com a filosofia de experiência do usuário do macOS.
As ideias e princípios fornecem principalmente aos usuários do FreeBSD uma alternativa ao ambiente no-lock-down, ao contrário do macOS. Isso significa que você obtém qualquer software aplicativo que desejar no helloSystem, que também inclui todos os aplicativos Linux.
Porque o FreeBSD já possui uma camada embutida para rodar aplicativos Linux. E vale a pena mencionar que você pode continuar usando seu hardware antigo com este sistema operacional sem medo de status não atualizável.
Um sistema operacional impressionante, de fato. No entanto, o sistema operacional é bastante novo, portanto, as coisas ainda estão sendo trabalhadas.
Agora, a equipe helloSystem traz outro lançamento promissor com sua última versão 0.5.0. E dá esperança aos usuários como uma alternativa gratuita ao macOS.
Novidades do helloSystem 0.5.0
Esta versão é baseada na versão estável do FreeBSD 12.2. Esta versão fornece atualizações para redes sem fio e muitos novos suporte de hardware específico. O gerenciador de janelas principal é o Openbox 3.4, que é uma versão um pouco mais antiga no momento.
O menu do sistema global do painel superior principal agora é atualizado automaticamente quando o sistema é modificado com aplicativos ou diretórios.
A partir do changelog, é evidente que o gerenciador de arquivos Filer vê a maioria das atualizações neste lançamento de atualizações neste lançamento pontual.
E aqui estão as atualizações no Filer 0.10.0:
- Opção de modo espacial inicial para Arquivador (cada pasta abre em sua própria janela)
- Menu “Vá para…” no Arquivo, Command + Shift + G
- Vá até a pasta pai no Filer usando Command + Up
- Obtenha informações no arquivo usando Command + I
- O Filer traz as janelas já abertas para a frente em vez de abrir várias janelas para a mesma pasta
- Menu de contexto no Filer para abrir arquivos de texto e pastas como raiz
- O Filer agora mostra os volumes na área de trabalho
- O arquivador agora mostra os nomes corretos para os volumes (“rótulos de volume”)
- Tamanho da grade do ícone ajustado no Filer
- O Filer agora mostra os volumes primeiro na barra lateral
- Os menus agora estão disponíveis se apenas a área de trabalho estiver sendo exibida e nenhuma janela do Arquivador estiver aberta O arquivador agora mostra cores de linha alternadas na visualização de detalhes
Outras atualizações incluem:
- O novo aplicativo QHexEdit e o Android File Transfer Utility são introduzidos.
- Initgfx atualizado, mais GPUs como as GPUs da família AMD Radeon HD 6630M/6650M/6750M/7670M/7690M (Whistler/Turks) encontradas em Macs 2011 podem agora ser compatíveis
- Clique duas vezes na barra de título de qualquer aplicativo para ocultar a janela principal e mostrar apenas a barra de título.
- Agora é possível salvar (persistir entre reinicializações) preferências de teclado personalizadas
- Pacotes .app de espaço reservado (e, portanto, entradas de menu) são criados automaticamente para aplicativos instalados com pkg
- O volume do áudio agora pode ser definido na barra de menu global
A maioria dos atalhos de aplicativos importantes é adicionada, mas eles não são instalados por padrão com o arquivo .iso. Portanto, você precisa baixar e instalar o que precisa.
Isso é bom porque o tamanho do .iso é reduzido sem todos esses aplicativos. Basta instalar mais tarde o que você precisa. Muitos dos mais importantes estão disponíveis no menu como atalhos, como LibreOffice, GIMP, etc.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o helloSystem 0.5.0
A imagem ISO do helloSystem 0.5.0 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Depois de baixado, você pode instalá-lo em um sistema físico ou experimentá-lo em uma máquina virtual.
Se você está planejando testá-lo em um sistema físico como uma inicialização múltipla, recomendo que seja um pouco mais cuidadoso, pode haver problemas com a UEFI.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux