O tão aguardado headset da Apple Vision Pro foi lançado e promete uma nova AR. Confira as primeiras informações sobre gadget.
O primeiro headset de Augmented Reality (realidade aumentada) da Apple está chegando este ano. Chamado Vision Pro, é um computador vestível com uma tela semitransparente que permite ver aplicativos sobrepostos em ambientes do mundo real.
Headset da Apple Vision Pro foi lançado e promete uma nova AR
Entre outras coisas, permite fazer chamadas, assistir a vídeos ou usar aplicativos e jogos. E ao contrário da maioria dos outros headsets VR, não requer um conjunto de controladores externos: a Apple diz que você pode interagir com o Vision Pro usando suas mãos, voz e olhos.
A experiência do software é semelhante à que você veria em um iPhone ou iPad: há uma tela inicial com uma grade de aplicativos. Mas, em vez de visualizá-lo em uma superfície 2D, ele é sobreposto como uma visualização tridimensional diante de seus olhos.
A interface do usuário responde aos seus olhos. Mas você também pode usar os dedos para fazer gestos.
Por exemplo, você pode tocar dois dedos juntos para selecionar e mover os dedos para rolar. Existe uma coroa digital que você usa para algumas ações, inclusive para abrir a tela inicial.
A Apple diz que você também pode usar acessórios Bluetooth, como teclados da Apple ou Macs.
E você pode usar o Vision Pro como uma espécie de monitor externo para outros dispositivos Apple, como um computador Mac: basta olhar para o seu Mac e a tela aparecerá em uma grande janela virtual redimensionável diante de seus olhos.
A tela transparente não apenas permite que você veja o mundo ao seu redor, mas também permite que outras pessoas vejam seus olhos.
A Apple está lançando um recurso chamado Eye Sight, que pode tornar seus olhos automaticamente visíveis quando outras pessoas são detectadas nas proximidades, permitindo conversas mais naturais sem a necessidade de remover o fone de ouvido (desde que você não pareça estar usando um enfrentar o computador enquanto você fala).
Quando você está interagindo com aplicativos e as pessoas não conseguem ver seus olhos, a tela mostra um gráfico mais desfocado.
E se você estiver usando aplicativos imersivos que bloqueiam totalmente o mundo real, essas luzes coloridas ocupam mais espaço e brilham com mais intensidade.
Como esperado, o Vision Pro parece bastante confortável em comparação com outros fones de ouvido… mas isso é pelo menos parcialmente porque a bateria não está no próprio fone de ouvido. Em vez disso, há um fio que vai para uma bateria externa que você pode guardar no bolso.
Mas… aquela bateria? Ele oferece apenas até 2 horas de duração da bateria.
Tenho que me perguntar se a Apple vai vender baterias extras que você pode trocar ou baterias de maior capacidade para pessoas que realmente querem assistir a um filme completo antes que o fone de ouvido fique sem carga.
Também como esperado? Parte do apelo é que o Vision Pro explora aplicativos e serviços existentes da Apple, como o Facetime.
Não só você pode usá-lo para chamadas de voz e vídeo com pessoas que estão ligando de um telefone, tablet ou computador, mas o áudio espacial significa que, se você se posicionar na janela de uma pessoa à sua esquerda e outra à sua direita, você as ouvirá como se estivessem falando desses locais.
Esse áudio é cortesia de alto-falantes embutidos nas laterais. Na verdade, eles não cobrem seus ouvidos, então suspeito que haverá um pouco de vazamento de áudio, para que outras pessoas próximas possam ouvir o que você está ouvindo.
As câmeras 3D do Vision Pro não são usadas apenas para situar a interface do usuário no espaço real. Você também pode usá-lo para capturar “vídeo espacial” 3D usando a câmera e o sistema de microfone e compartilhá-los com outros usuários.
Embora o Vision Pro seja um fone de ouvido de realidade aumentada em vez de realidade virtual, ele permite escurecer o ambiente para um ambiente livre de distrações enquanto assiste a filmes ou programas de TV (incluindo filmes 3D) ou joga. Ou você pode usar “ambientes” para assistir a vídeos em um teatro virtual ou outros espaços.
A Apple diz que as telas do fone de ouvido são feitas de duas telas micro LED com 23 milhões de pixels em ambos, oferecendo mais pixels do que uma tela 4K em um espaço minúsculo. Também suporta HDR.
A empresa também fez parceria com a Zeiss para permitir que usuários com óculos graduados obtenham lentes graduadas que podem ser inseridas.
O processador primário do Vision Pro é um processador Apple M2, mas também há um novo chip chamado R1 que lida com o processamento de dados das câmeras e sensores, incluindo 12 câmeras, seis microfones e cinco outros sensores.
E enquanto o Vision pro executa versões de muitos dos mesmos aplicativos que você pode usar em um iPhone ou iPad, a Apple desenvolveu um novo sistema operacional chamado visionOS que fornece as ferramentas para “computação espacial” com uma nova maneira de interagir com aplicativos 2D em uma interface 3D e suporte para novos tipos de aplicativos 3D e realidade aumentada.
Outro novo recurso lançado com o Vision Pro é um novo recurso de segurança chamado Optic ID, que usa leitura de íris para logins, pagamentos móveis e outros recursos sem a necessidade de reconhecimento de impressão digital ou varredura de rosto inteiro.