HarmonyOS – Conheça o sistema operacional Linux da Huawei

Se você estava na expectativa do sistema operacional Linux da Huawei, confira os detalhes do anúncio e o que virá no HarmonyOS.

Já tem tempo que circulam rumores (convenhamos, boatos) que falam sobre um sistema operacional da Huawei diferente do Android.

HarmonyOS – o sistema operacional Linux da Huawei

O primeiro capítulo desta novela foi escrito por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, quando ele vetou a gigante asiática e a empresa não conseguiu mais adicionar serviços do Google aos seus aparelhos.

Naquela época, a Huawei começou a valorizar alternativas, e agora, empresa revelou qual delas foi a escolhida: ela se chama HarmonyOS e, a princípio, não parece nada ruim.Eles fizeram isso no HDC2019, onde disseram coisas muito interessantes.

HarmonyOS – Conheça o sistema operacional Linux da Huawei

A primeira coisa é dizer sobre esse novo sistema é que, como o Android, o HarmonyOS será baseado no Linux.

O CEO da Huawei Mobile também disse que o sistema será de código aberto, o que resultará em um desenvolvimento melhor e mais rápido, e qualquer usuário com o conhecimento necessário pode ajudar a corrigir qualquer falha encontrada.

Se tudo isso ainda parece pouco para você, ainda há coisas mais interessantes.

O HarmonyOS estará em todos os tipos de dispositivos inteligentes, como celulares, tablets, carros, relógios e até computadores.

Isso porque ele foi desenvolvido com a ideia de que funciona em qualquer tipo de dispositivo, independentemente do tamanho e da forma da tela.

O sistema operacional será compatível com aplicativos HTML5 e garantirá que, sendo baseado no Linux de maneira semelhante ao Android, você pode executar aplicativos do sistema operacional móvel do Google.


A proposta da Huawei também será mais segura que a do Google. Embora o Android possa conceder permissões de superusuário ou root a serviços externos, isso é algo que não acontecerá no HarmonyOS.

O sistema operacional será baseado em uma estrutura de microkernel, o que significa que cada tipo de dispositivo usará seu próprio núcleo preparado para funcionar nesse tipo específico de dispositivo.

Isso significa que, por exemplo, o kernel que usará um relógio inteligente será um pouco diferente daquele que usará um tablet.

De acordo com a empresa, o HarmonyOS é um sistema operacional leve que pode funcionar em dispositivos com recursos limitados, algo importante se considerarmos que eles querem que ele funcione, por exemplo, em dispositivos tão pequenos quanto os relógios inteligentes.

E, parece, e embora eles neguem, a Huawei está preparando seu próprio ecossistema que rivaliza com o Android ou o ecossistema da Apple.

Enfim, oficialmente, sua intenção é continuar usando o Android em telefones celulares, mas em breve veremos dispositivos com seu novo sistema operacional.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile