Harmony OS da Huawei agora funciona em smartphones

Depois de se destacar por ser uma alternativa ao Android do Google, em seu primeiro beta, o Harmony OS da Huawei agora funciona em smartphones.

Nos últimos anos, a Huawei se tornou um dos maiores fabricantes de smartphones do mundo em termos de participação de mercado.

Mas a empresa chinesa de eletrônicos enfrenta uma espécie de ameaça existencial devido às restrições comerciais dos EUA que impedem as empresas de hardware e software de trabalhar com a Huawei.

Portanto, a empresa está reduzindo sua dependência de parceiros externos. Entre outras coisas, isso significa desenvolver uma alternativa ao sistema operacional Android do Google.

No verão passado, a Huawei lançou um novo sistema operacional chamado Harmony OS.

No lançamento, ele só funcionava em TVs inteligentes, mas a empresa disse que começaria a vender telefones com o sistema operacional Harmony em 2021.

Agora a Huawei está um passo mais perto de fazer isso – a empresa lançou o Harmony OS 2.0 beta, a primeira versão do sistema operacional compatível com telefones.

Harmony OS da Huawei agora funciona em smartphones

Harmony OS da Huawei agora funciona em smartphones
Harmony OS da Huawei agora funciona em smartphones

Até agora, o Harmony OS funciona com um punhado de dispositivos Huawei recentes, incluindo os smartphones Huawei P40 e Mate 30 series e o tablet Huawei MatePad Pro.

Todos esses são dispositivos fornecidos inicialmente com o Android, mas os usuários podem se inscrever para receber uma atualização over-the-air que substituirá o sistema operacional do Google pelo da Huawei.

Há também um emulador incluído nas ferramentas de desenvolvedor da Huawei.

Assim que a atualização for instalada… seu dispositivo pode não parecer tão diferente. A Huawei vem usando uma interface Android personalizada chamada EMUI há anos, então a empresa usou a mesma aparência ao projetar o Harmony OS para telefones.

Outra coisa igual? O Harmony OS suporta aplicativos Android, o que significa que os usuários poderão instalar muitos dos aplicativos móveis que já estão acostumados a usar.

Você simplesmente não conseguirá baixá-los da Google Play Store – a Huawei não conseguiu instalar a Play Store ou outros aplicativos de código fechado do Google, incluindo Chrome, YouTube e Google Maps em telefones recentes que vinham com Android .

Carregar o Google Play em telefones que não sejam Android parece um não-iniciante.

Em vez disso, você pode instalar aplicativos de terceiros baixados do Android da própria loja de aplicativos da Huawei ou de outros locais.

E a Huawei está encorajando os desenvolvedores a portar seus aplicativos para rodarem nativamente no Harmony OS com uma competição de desenvolvedores com centenas de milhares de dólares em recompensas.

Embora a grande novidade seja o suporte para telefones, a Huawei está posicionando o Harmony OS como um software que pode alimentar tudo, desde telefones e tablets a sistemas automotivos, vestíveis, televisores, aparelhos inteligentes e outros gadgets.

Portanto, uma grande parte do sistema operacional é sua capacidade de executar os mesmos aplicativos em diferentes visualizações para dispositivos com diferentes tamanhos de tela, formas e cenários de caso de uso.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.