Segundo Lawrence Yang, designer da Valve, o hardware do Steam Deck terá atualização similar a um console, em vez de semelhante a um PC.
Sim. As atualizações de hardware do Steam Deck provavelmente ocorrerão em uma linha do tempo semelhante a um console, em vez de semelhante a um PC
Hardware do Steam Deck terá atualização similar a um console
Isso é de acordo com o designer da Valve, Lawrence Yang, e o engenheiro Pierre-Loup Griffais, que conversaram com a Rock Paper Shotgun no aniversário de 1 ano do lançamento do Steam Deck.
O Steam Deck possui uma tela LCD IPS de 7 polegadas e 1280 x 800 pixels, um processador AMD personalizado de 4 a 15 watts com quatro núcleos de CPU Zen 2 e 8 núcleos de GPU RDNA 2, 16 GB de memória LPDDR5-5500 e 64 GB de armazenamento eMMC ou 256 GB ou 512 GB de armazenamento PCIe Gen 3 NVMe.
Embora certamente existam chips de alto desempenho disponíveis hoje em dia, essas especificações são boas o suficiente para permitir que os usuários joguem milhares de jogos no Steam Deck.
Na verdade, no ano passado, vimos mais de 8.000 jogos listados como “jogáveis” ou “verificados” por meio do programa Steam Deck Verified da Valve.
Isso se deve em parte aos esforços dos desenvolvedores de software da Valve.
A empresa pode não planejar lançar um novo hardware tão cedo, mas a Valve envia regularmente atualizações de software com correções de bugs, melhorias de desempenho, novos recursos e correções que permitem que jogos específicos sejam executados corretamente.
O Steam Deck é capaz de rodar o Windows, mas vem com o SteamOS, uma distribuição Linux personalizada projetada para jogos que coloca a interface de usuário Steam da Valve na frente e no centro e inclui o software Proton da Valve que permite que milhares de jogos de PC com Windows sejam executados no Linux sem modificações.
É difícil obter números de vendas, mas o Steam Deck é quase certamente o PC portátil para jogos de maior sucesso até hoje.
A Valve pode não ter sido a primeira empresa neste espaço e a concorrência continua a crescer, mas o Steam Deck oferece forte desempenho, compatibilidade com muitos dos jogos de PC mais populares, uma interface de usuário otimizada para dispositivos portáteis, e forte suporte de software a um preço muito atraente.
E o Steam Deck só melhorou com o tempo. A lista de jogos suportados continua a crescer. A empresa também está se concentrando em trazer novos recursos, incluindo ray tracing acelerado por hardware e gráficos HDR para alguns títulos suportados.
Além das frequentes atualizações de software da Valve, vimos desenvolvedores de software de terceiros criarem aplicativos que permitem fazer coisas como lançar facilmente jogos não Steam no sistema.
E as estações de encaixe originais e de terceiros e outros acessórios ajudaram a expandir a funcionalidade do pequeno computador.
Portanto, é fácil ver por que a Valve gostaria de manter o mesmo hardware por alguns anos, dando à empresa a oportunidade de continuar otimizando o desempenho e dando aos desenvolvedores de jogos a chance de continuar visando as mesmas especificações por pelo menos mais alguns anos antes de lançar uma versão de segunda geração.
Isso também significa que as pessoas que compram um Steam Deck hoje provavelmente não sentirão que estão usando hardware desatualizado daqui a um ou dois anos.
Dito isto, as especificações do Steam Deck podem eventualmente impedi-lo. Alguns jogos de PC mais recentes com requisitos de sistema exigentes já são quase impossíveis de jogar no sistema, e esse problema provavelmente aumentará com o tempo.
Certamente é possível que a popularidade do Steam Deck leve alguns desenvolvedores de jogos a garantir que seus títulos mais recentes ofereçam um modo de desempenho inferior que funcione bem no Steam Deck, mas também é possível que em alguns anos mais haja um monte de jogos AAA populares que não podem ser jogados no Steam Deck.
E esse é um problema que você normalmente não vê em um verdadeiro console de jogos, porque esses títulos não seriam lançados até que o hardware de última geração estivesse disponível.
Enquanto isso, as pessoas que buscam o melhor desempenho possível em um fator de forma portátil continuarão a ter outras opções.
Empresas como AYA, AYN, GPD e One Netbook estão tentando competir em especificações lançando novos dispositivos portáteis com processadores Ryzen 6000 ou série 7000, chips Intel Core de 12ª geração, até 32 GB de RAM e outros recursos que ajudam seus sistemas a permanecerem em pé fora do Steam Deck.
Mas esses sistemas tendem a ser vendidos por 3 a 4 vezes mais do que um Steam Deck, enquanto as empresas oferecem uma fração do suporte de software e hardware que você obteria se comprasse o portátil da Valve.