Foi lançado o HandBrake 1.8 com port GTK4 no Linux, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O HandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X. Ele também é uma ferramenta para ripar DVDs. HandBrake é um dos aplicativos transcodificadores de vídeo mais populares disponíveis para Linux, Mac e Windows.
Esse programa converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final.
Além de tudo isso, o aplicativo vem com presets embutidos (perfis) e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.
Ele suporta os arquivos e formatos de vídeo mais comuns e utiliza ferramentas como FFmpeg, x264 e x265 para criar novos arquivos de vídeo MP4 ou MKV de várias fontes.
Ele também suporta todos os tipos de dispositivos conhecidos, incluindo smartphones, tablets, bem como discos DVD e Blu-ray.
Agora, foi lançado a mais recente série estável do programa, o HandBrake 1.8.
Novidades do HandBrake 1.8
Sim. O HandBrake 1.8 chegou como uma grande atualização que finalmente traz uma porta GTK4 para Linux, bem como vários outros novos recursos e melhorias.
Vindo pouco mais de três meses após o HandBrake 1.7.3, o lançamento do HandBrake 1.8 apresenta uma porta GTK4 da UI para usuários do Linux, junto com suporte para verificação recursiva de arquivos, ícones de aplicativos atualizados, novos sinalizadores --clear-queue
e --auto-start-queue
e suporte para verificação de vários arquivos com arrastar e soltar.
Também para usuários do Linux, o HandBrake 1.8 atualiza o botão “Open Source” para tornar o modo pasta/lote mais detectável, atualiza muitas das traduções de idiomas existentes, corrige bugs diversos e adiciona várias outras melhorias menores para uma melhor experiência.
Para todas as plataformas suportadas, o HandBrake 1.8 introduz suporte para o codificador FFV1, juntamente com uma nova predefinição ‘Preservation FFV1″ na categoria “Professional”, suporte para CQ multi-pass com VP9, suporte para músicas VP9 e passagem dinâmica de metadados Dolby Vision -através de SVT-AV1.
Ele também adiciona suporte a muxing VP9 e FLAC no contêiner MP4, um codificador TrueHD, taxas de amostragem de 88,2, 96, 176,4 e 192 kHz para codificadores TrueHD e FLAC, AMF 1.4.33 para codificação de vídeo AMD VCN, oneVPL 2.10.1 para Intel Codificação e decodificação de vídeo QSV, SVT-AV1 2.1.0 para codificação de vídeo AV1, x264 164 r3186 para codificação de vídeo H.264/AVC, x265 3.6 para codificação de vídeo H.265/HEVC, libdovi 3.3.0 para metadados dinâmicos Dolby Vision, libopus 1.5.2 para codificação de áudio Opus, libvpx 1.14.0 para codificação de vídeo VP8/VP9 e suporte a FFmpeg 7.0.
Além de tudo isso, o HandBrake 1.8 melhora a velocidade do Decomb removendo cópias de quadros desnecessárias, melhora as métricas do Framerate Shaper para quadros de alta profundidade, melhora a seleção de trilhas de áudio rastreando trilhas de áudio “vinculadas” e melhora o pacote libdovi para tornar possível enviar na versão Flatpak do aplicativo distribuído no Flathub.
Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão remove oscilações de carimbo de data/hora no contêiner MP4 ao usar uma taxa de quadros NTSC constante, remove o suporte para importação de predefinições baseadas em plist herdadas de versões mais antigas do HandBrake, corrige a substituição de configurações de legenda e corrige o layout incorreto do canal ao codificar um Faixa 6.1 para Opus.
O HandBrake 1.8 também corrige a passagem de faixas VobSub que contêm amostras de legendas totalmente transparentes, um problema que impedia a decodificação de faixas VobSub armazenadas em arquivos MP4, gravação de legendas SSA/ASS em arquivos MKV que duplicaram pedidos de leitura e processamento de substituições de áudio para predefinir.
Para ver mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.
Como instalar
Para instalar o HandBrake no Linux, você pode usar esses tutoriais:
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux via Flatpak
Como instalar a versão mais recente do HandBrake no Ubuntu