Foi lançado o HandBrake 1.8.2 com suporte ao FFmpeg 7.0.2, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O HandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X. Ele também é uma ferramenta para ripar DVDs. HandBrake é um dos aplicativos transcodificadores de vídeo mais populares disponíveis para Linux, Mac e Windows.
Esse programa converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final.
Além de tudo isso, o aplicativo vem com presets embutidos (perfis) e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.
Ele suporta os arquivos e formatos de vídeo mais comuns e utiliza ferramentas como FFmpeg, x264 e x265 para criar novos arquivos de vídeo MP4 ou MKV de várias fontes.
Ele também suporta todos os tipos de dispositivos conhecidos, incluindo smartphones, tablets, bem como discos DVD e Blu-ray.
Agora, foi lançado a mais recente série estável do programa, o HandBrake 1.8.2.
Novidades do HandBrake 1.8.2
O HandBrake 1.8.2 é a segunda atualização de manutenção da mais recente série estável do HandBrake 1.8, corrigindo vários bugs, como um problema em que um arquivo codificado poderia ser gerado com o nome de arquivo errado ao usar a fila em sistemas Linux.
Para todas as plataformas suportadas, o HandBrake 1.8.2 também corrige uma possível falha que ocorria ao tentar escanear arquivos excluídos, um problema que poderia fazer com que algumas faixas de áudio fossem descartadas e a varredura de videoclipes quebrados que usam valores de matriz de cores reservados.
Somente para sistemas Windows, o HandBrake 1.8.2 corrige um problema em que o nome automático não estava sendo acionado corretamente com alterações predefinidas, uma possível falha ao importar predefinições da versão macOS, um problema ao carregar predefinições em que uma codificação de vídeo não está disponível no sistema e um pequeno problema de desempenho de inicialização em alguns sistemas baseados em Intel.
Por baixo dos panos, o HandBrake 1.8.2 adiciona suporte para as mais recentes estruturas multimídia de código aberto FFmpeg 7.0.2 para decodificação e filtros de vídeo, libvpx 1.14.1 para codificação de vídeo VP8 e VP9, bem como libass 0.17.3 para legendas.
O HandBrake 1.8.2 chega um mês e meio depois do HandBrake 1.8.1, que corrigiu um aviso/configuração incorreta quando cabeçalhos de repetição são usados com o codificador x265, um problema em que o codificador NVEnc ignorava a opção de nível, um problema em que as legendas de DVD podiam ser corrompidas durante a renderização e um problema que causava artefatos de vídeo ao usar o filtro eedi2.
O HandBrake 1.8.1 também corrigiu uma paralisação na fila que poderia acontecer em sistemas macOS se o processo de codificação travasse ao configurar um trabalho, bem como vários problemas que afetavam usuários do Windows, como um problema em que a decodificação de hardware poderia ser usada erroneamente para visualizações e um problema em que o nome automático estava sendo acionado de forma muito agressiva.
Além disso, o HandBrake 1.8.1 desabilitou a decodificação de hardware no Windows para novas instalações.
Para ver mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.
Como instalar
Para instalar o HandBrake no Linux, você pode usar esses tutoriais:
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux via Flatpak
Como instalar a versão mais recente do HandBrake no Ubuntu