Foi lançado o HandBrake 1.5 com melhor suporte para Flatpak, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O HandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X. Ele também é uma ferramenta para ripar DVDs.
Esse programa converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final.
Além de tudo isso, o aplicativo vem com presets embutidos (perfis) e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.
Agora, foi lançado o HandBrake 1.5 com várias melhorias e melhor suporte para Flatpak.
Novidades do HandBrake 1.5
Seis meses após o HandBrake 1.4, a atualização do HandBrake 1.5 está aqui para melhorar ainda mais o suporte para o formato binário universal Flatpak, atualizando as dependências para a plataforma Freedesktop 21.08 e a pilha do GNOME 41, atualizando o plugin Intel QSV Flatpak para usar o Intel MediaSDK 21.3.5 , e consertar várias condições de corrida em potencial no processo de construção do Flatpak.
Isso significa que da próxima vez que você atualizar ou instalar o HandBrake como um Flatpak em sua distribuição GNULinux, você notará mais estabilidade e melhor compatibilidade com as tecnologias GNU/Linux recentes.
OHandBrake 1.5 também está aqui para atualizar o suporte Intel Quick Sync para usar a Biblioteca de processamento de vídeo Intel oneAPI (oneVPL), atualizar o mecanismo de vídeo para lembrar informações de localização de amostra de chroma, atualizar muitas das bibliotecas internas (FFmpeg 4.4.1, FreeType 2.11.1 , HarfBuzz 3.1.2, libdav1d 0.9.2, Fribidi 1.0.11, libass 0.15.2, libjpeg-turbo 2.1.2, libogg 1.3.5, libvpx 1.11.0, zimg 3.0.3, Jansson 2.14) e adicionar Corsican (Corsu) tradução.
Vários bugs foram eliminados no HandBrake 1.5 para melhorar a faixa de escala do modo de qualidade do codificador de áudio FFmpeg AAC, fontes de áudio MP2 que não utilizam o codificador substituto quando a passagem está desativada, bem como as durações da passagem das legendas.
HandBrake 1.5 também corrige um problema de configuração de filtro que leva à adição de filtros incorretos aos trabalhos e um problema que afeta máquinas equipadas com CPUs Intel mais antigas que causavam falha na inicialização da interface de linha de comando.
Por último, mas não menos importante, várias traduções de idiomas foram atualizadas, incluindo holandês, francês, coreano, chinês simplificado, espanhol e sueco. Vários outros bugs menores foram corrigidos também.
Para ver mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.
Como instalar
O HandBrake 1.5 está disponível para download agora no GitHub como um tarball de origem para integradores de Linux OS ou como um Flatpak para todos os outros que desejam instalar esta versão mais recente no momento.
Para instalar o HandBrake no Linux, você pode usar esses tutoriais:
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux via Flatpak
Como instalar a versão mais recente do HandBrake no Ubuntu
- Como instalar o MasVisGtk no Linux via Flatpak
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu
- Como instalar o conversor de áudio fre:ac no Linux via Flatpak