Conheça o Hand 386, um PC portátil para jogos diferente, que te leva aos anos 90. Confira os detalhes desse dispositivo interessante.
Há um número crescente de PCs portáteis para jogos, incluindo modelos com os mais recentes processadores Intel ou AMD, gráficos integrados de alto desempenho e controladores de jogos integrados.
E depois há o Hand 386, um PC portátil para jogos diferentão.
Hand 386, um PC portátil para jogos diferente
Hand 386 é um computador portátil projetado para permitir que você jogue como em 1995 (ou anterior). O pequeno computador tem uma tela VGA, um teclado de polegar e um processador compatível com Intel 386sx de 40 MHz que suporta MS-DOS, Windows 3.x ou Windows 95.
Identificado recentemente por Anatoly Shashkin, WinFuture e Tom’s Hardware, o Hand 386 estava à venda no AliExpress por US$ 195 até recentemente, mas agora é dito que “não está mais disponível”.
Mas um vídeo de cinco minutos postado por haobin zhang mostra que parece ser uma coisa real que funciona como esperado. E, claro, roda DOOM.
Projetado para executar software com 3 décadas de idade, essa coisa não será muito útil para jogos modernos ou aplicativos de PC. Mas permite que você jogue jogos clássicos e execute softwares mais antigos sem iniciar o DOSBox ou outro software de emulação.
Ele é alimentado por um processador M6117D de 40 MHz com um chipset M1217, 8 MB de memória do sistema e um cartão CompactFlash de 1 GB para armazenamento.
A tela é de 740 x 480 pixels com suporte para 256 cores, e o sistema possui uma placa de som Yamaha YMF262-M OPL3 e uma bateria de 2.500 mAh.
As portas e conectores incluem uma saída VGA, conector de áudio de 3,5 mm, USB tipo A e até um conector PS/2 para mouse e teclado.
A coisa toda mede 150 x 130 x 16 mm (cerca de 5,9″ x 5,1″ x 0,6″), tornando-se do tamanho de dois smartphones típicos colocados lado a lado.
Isso pode torná-lo um pouco largo demais para caber no bolso, mas deve ocupar muito menos espaço na bolsa do que um desktop ou laptop do início dos anos 90 com especificações semelhantes.
Eu também tive que olhar duas vezes quando vi este pequeno computador pela primeira vez, pois ele tem uma forte semelhança com o cyberdeck Decktility sobre o qual eu escrevi recentemente.
Mas, embora o Decktility possa não ter um processador 386, ele possui hardware moderno, incluindo um Raspberry Pi Compute Module 5 e portas USB-C. Honestamente, apesar de ser um dispositivo DIY, o Decktility também parece ter melhor qualidade de construção do que o Hand 386.
Por fim, quem por acaso se habilita a instalar o Linux nesse cyberdeck que vem com o Windows?