E foi lançado o Haiku R1 Beta 2 com melhorias no suporte ao HiDPI e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O Haiku é um sistema operacional de código aberto, atualmente em desenvolvimento, que visa especificamente a computação pessoal.
Inspirado no Be Operating System (BeOS), o Haiku pretende se tornar um sistema rápido, eficiente, simples de usar, fácil de aprender e ainda muito poderoso para usuários de computadores de todos os níveis.
Os principais destaques que distinguem o Haiku de outros sistemas operacionais incluem: foco específico na computação pessoal, kernel personalizado projetado para capacidade de resposta, design totalmente encadeado para maior eficiência com CPUs com vários processadores/núcleo, API rica em orientação a objetos para desenvolvimento mais rápido, como banco de dados sistema de arquivos (BFS) com suporte para metadados indexados e interface unificada e coesa.
Ainda sem uma versão estável, o projeto anuncio ou lançamento do segundo beta do sistema, o Haiku R1 Beta 2.
Novidades do Haiku R1 Beta 2
Haiku R1 Beta 2 introduz melhorias no suporte ao HiDPI, apresenta portas de vários novos programas de código aberto e a configuração do dispositivo de entrada foi mesclada em uma ferramenta de configuração.
Iniciado, mas significativamente incompleto no momento da versão beta 1, esta versão apresenta um avanço significativo no suporte a monitores HiDPI (e na escala da interface do usuário em geral.) ‘pixels internos’ para ‘pixels da tela’, o Haiku dimensiona tudo com base no tamanho da fonte e deixa pixels para significar ‘pixels da tela’ isoladamente.
Isso também significa que é possível alterar efetivamente o tamanho da interface do usuário e a escala em qualquer exibição, alterando o o tamanho da fonte do sistema e tudo o mais deve ser ajustado para corresponder a ele.
A seguir estão duas capturas de tela, mostrando ActivityMonitor e AboutSystem com tamanho de fonte de 12 pontos à esquerda (padrão do Haiku) e tamanho de fonte de 18 pontos à direita (em outras palavras, 150% de ‘normal’).
Para saber mais sobre essa versão do sistema, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Haiku R1 Beta 2
A imagem ISO do yyy já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux