Para oferecer aceleração OpenGL sobre o Vulkan, o Haiku OS está trabalhando para executar Zink OpenGL no driver Radeon Vulkan para aceleração 3D.
Inspirado no Be Operating System (BeOS), o Haiku pretende se tornar um sistema rápido, eficiente, simples de usar, fácil de aprender e ainda muito poderoso para usuários de computadores de todos os níveis.
O Haiku é um sistema operacional de código aberto, atualmente em desenvolvimento, que visa especificamente a computação pessoal.
Os principais destaques que distinguem o Haiku de outros sistemas operacionais incluem: foco específico na computação pessoal, kernel personalizado projetado para capacidade de resposta, design totalmente encadeado para maior eficiência com CPUs com vários processadores/núcleo, API rica em orientação a objetos para desenvolvimento mais rápido, como banco de dados sistema de arquivos (BFS) com suporte para metadados indexados e interface unificada e coesa.
O Haiku continua sendo o projeto de sistema operacional de código aberto que dura duas décadas para avançar como o sucessor espiritual do BeOS.
No mês passado, foi relatado o progresso de portar o driver Mesa Radeon Vulkan para o Haiku, o sistema operacional de código aberto inspirado no BeOS.
Agora, no final de novembro, eles não apenas têm o RADV em execução, mas também trabalham com o Zink do Gallium3D para oferecer aceleração OpenGL sobre o Vulkan.
Haiku OS está trabalhando para executar Zink OpenGL no driver Radeon Vulkan para aceleração 3D
O desenvolvedor do Haiku “X512” tem se dedicado a este esforço recente para fazer o driver de código aberto AMD Radeon Vulkan rodando nesta plataforma. Com algumas modificações, ele conseguiu habilitar o driver RADV para funcionar no Haiku para aceleração de hardware 3D.
Além disso, as mudanças recentes agora permitem que vários processos usem a aceleração 3D no Haiku.
Entre os softwares testados para funcionar com Zink + RADV no Haiku estão os do Blender. O X512 também foi capaz de executar o driver Vulkan baseado no software Lavapipe no Haiku.
Mais detalhes para os interessados por meio deste tópico do Haiku-OS.org.