Ainda em um período inicial de desenvolvimento, o esperado sistema operacional Haiku Beta está cada vez mais próximo. Confira a história desse sistema e seu avanço.
- Conheça o teclado limitado da série Severance com trackball embutido
- Como instalar o Nitrokey App2 no Linux via Flatpak
- Como instalar o Hardware Sensors Indicator no Linux via Snap
Haiku OS é um sistema operacional de código aberto licenciado sob a licença MIT e disponível para várias plataformas, como x86, PPC, ARM e MIPS.

O projeto é liderado pela Haiku Inc, uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York.
Esse sistema é escrito em C++ e não é uma distribuição Linux, já que não usa o kernel criado por Linus Trovalds, mas sim um kernel híbrido e uma interface gráfica ou ambiente desktop, que também é chamado Haiku.
Como o FreeBSD, e outros sistemas operacionais de código aberto, o Haiku pode ser uma boa alternativa para quem procura algo diferente do Linux e não quer usar software proprietário.
O esperado sistema operacional Haiku Beta está cada vez mais próximo
O sistema operacional Haiku está em desenvolvimento desde 2002 como uma plataforma open source inspirada no BeOS e quase uma década desde que eles alcançaram o estágio alpha para o seu primeiro lançamento, eles estão quase prontos para entregar o beta.
Embora tenham lançado alguns lançamentos alpha do Haiku R1 desde 2009, o lançamento da versão beta permaneceu elusivo (tipo, parece que vai, mas não vai), mas na próxima semana ele deve finalmente se materializar.
No mês passado, foi noticiado que a versão beta deve vir em setembro, com o cronograma de lançamentos colocando o marco do R1 Beta 1 entre 10 e 18 de setembro.
Eles apontaram para esse cronograma novamente em seu relatório de atividade mensal publicado esta semana, mas notaram que não são prazos rigorosos, então ainda há a chance de haver mais atrasos.
A atividade de desenvolvimento do Haiku apontada por este boletim mensal inclui o merging do driver SDHCI MMC que foi desenvolvido via Google Summer of Code, arquitetura ARM, várias correções, suporte ReiserFS em compilações Haiku 64-bit, trabalho experimental de compressão Zstd para imagens haiku ao invés de zlib, e suporte inicial à WhatsApp Web para navegadores baseados no Qt.
Aqueles que querem ajudar a testar essas imagens beta quase finais, podem fazê-lo acessando essa página.
O que está sendo falado no blog
No Post found.