Hackers invadiram os servidores do LineageOS aproveitando uma falha

A equipe por trás de uma das mais populares ROMs personalizadas do Android informaram que hackers invadiram os servidores do LineageOS aproveitando uma falha.

O LineageOS é uma das ROMs personalizadas mais populares e orgulha-se em fornecer as atualizações mais recentes do Android para dispositivos não suportados.

No mês passado, os desenvolvedores lançaram o LineageOS 17.1 (baseado no Android 10) com vários recursos exclusivos.

No sábado, os hackers invadiram os servidores do LineageOS por meio de uma vulnerabilidade sem patches e assumiram o controle da infraestrutura principal.

Hackers invadiram os servidores do LineageOS aproveitando uma falha

Hackers invadiram os servidores do LineageOS aproveitando uma falha

A equipe do LineageOS disse que o ataque foi detectado antes que os criminosos pudessem causar algum dano ao código fonte. Logo após o ataque, a equipe derrubou todos os seus servidores para corrigir as vulnerabilidades.

De acordo com o LineageOS, o sistema operacional, as chaves de assinatura e a compilação do sistema operacional não foram afetados.

Felizmente, as compilações pararam de ser lançadas antes do ataque devido a problemas não relacionados.

Como o LineageOS foi atacado?

Os hackers exploraram a vulnerabilidade no “Saltstack master” para obter acesso à infraestrutura do LineageOS.

Recentemente, duas grandes vulnerabilidades foram descobertas na estrutura do Salt, que podem ser usadas para assumir as instalações do Salt, de acordo com o ZDNet.

O LineageOS usa a instalação do Salt, um software de código aberto para gerenciar e automatizar servidores em data centers na nuvem.

De acordo com a equipe responsável pelo Salt, ambas as vulnerabilidades podem ser usadas para executar códigos maliciosos nos servidores principais do Salt e ignorar o processo de login.

Os desenvolvedores da estrutura SaltStack Salt solicitaram aos usuários que atualizassem suas compilações o mais rápido possível.

O LineageOS ainda está investigando o assunto. Enquanto isso, os usuários de ROM personalizados não devem se preocupar, pois os hackers não conseguiram acessar o código-fonte.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile