Em uma façanha inédita, um hacker substituiu a porta micro USB do HP TouchPad por uma Tipo C. Confira os detalhes desse hack.
O HP TouchPad ocupa um lugar um tanto estranho na história dos tablets modernos. Lançado pela primeira vez em 2011 como um tablet de US$ 500 com software webOS 3.0, o tablet foi cancelado poucos meses depois, quando a HP desligou o webOS.
De repente, um tablet que ninguém estava comprando se tornou uma mercadoria quente, pois a HP tentou limpar o estoque restante, reduzindo o preço para US$ 99.
E o HP TouchPad teve uma vida após a morte fascinante, pois os hackers começaram a trabalhar para trazer o Google Android, Ubuntu Linux e outros sistemas operacionais para o tablet.
A maioria dos proprietários do HP TouchPad provavelmente já migrou para um hardware mais novo e melhor.
Mas o hacker de hardware Alan Morford decidiu trazer o HP TouchPad para a década de 2020 realizando uma pequena cirurgia: ele converteu a porta micro USB do tablet em uma porta USB Tipo C.
Hacker substituiu a porta micro USB do HP TouchPad por uma Tipo C
Este não é um hack simples, então não é necessariamente algo que usuários casuais conseguirão replicar. Mas pessoas que se sentem confortáveis com solda de precisão, fiação e ferramentas dremel podem encontrar instruções passo a passo no PivotCE e nos fóruns legacywebOS.
Em poucas palavras, Morford desmontou o tablet, removeu a porta micro USB, aparou uma placa de breakout USB Tipo C e cortou o gabinete do HP TouchPad para abrir espaço para ela e, em seguida, soldou as conexões entre a placa USB Tipo C e a placa de conector USB original.
Existem algumas outras etapas importantes, incluindo o uso de fita adesiva para evitar curtos elétricos. Mas sejamos honestos, suspeito que você poderia contar o número de pessoas que realmente vão replicar esse hack em uma mão (ou menos).
Você precisaria ter um HP TouchPad funcionando por aí e uma vontade de atualizar a porta USB usada para carregamento e dados… mesmo que isso não traga dados ou velocidades de carregamento mais rápidos para o tablet.
Ele apenas fornece uma entrada reversível que é compatível com os cabos USB Tipo C cada vez mais onipresentes que você pode ter por aí.
Ainda assim, é bastante impressionante ver que isso é possível.