Confira os detalhes da façanha em que um hacker instalou o Ubuntu em um iPhone 7 com jailbreak e confira o vídeo mostrando o processo.
No momento existem telefones e tablets projetados para funcionar especialmente com Linux. Os mais populares são os da PINE64, e os sistemas mais usados (com limitações) são Ubuntu Touch, Mobian e Arch Linux, aos quais também se juntou Manjaro, mas estes últimos estão se concentrando muito mais em telefones.
Usar um Linux um pouco limitado em um celular é bom, mas não seria mais interessante poder rodar um sistema desktop? Bem, parece que é possível, e até um iPhone 7 pode fazer isso.
Hacker instalou o Ubuntu em um iPhone 7 com jailbreak
A façanha foi demonstrada por um usuário chamado newhacker1746 no Reddit, que provavelmente se chama Daniel Rodríguez se prestarmos atenção ao nome que aparece nos vídeos do YouTube.
Mas se você está pensando que é algo simples ao alcance de qualquer pessoa, esqueça.
Na verdade, Rodríguez decidiu dar o passo porque seu iPhone 7 não funcionava mais devido a um problema na memória de armazenamento. Foi então que decidiu experimentar outro sistema operacional, e o escolhido foi o Ubuntu 20.04.
Ubuntu 20.04 no iPhone 7: possível, mas apenas para especialistas
A primeira coisa a ter em mente é que o iPhone 7, e imagino que a versão 7 Plus também seja compatível, ele tem que ser desbloqueado com checkra1n. A partir daí, as etapas são detalhadas neste link do Reddit.
Quanto à operação uma vez instalada, você pode vê-la no seguinte vídeo:
Pessoalmente, o vídeo anterior me surpreendeu pelo bom desempenho. No PineTab, a versão Touch do Ubuntu é muito lenta, para piorar a situação, no momento você não pode usar aplicativos de repositórios oficiais, como o Firefox, então o sistema também é limitado.
Felizmente, não é isso que vemos no vídeo acima.
Após 1:30 minutos, Daniel entra na área de trabalho do Ubuntu.
Você vê ele “brigar” um pouco com as janelas, mas isso porque, pelo menos nos vídeos publicados, a interface é sempre vertical (a imagem do cabeçalho é uma montagem para que fique bem e se encaixe no design do blog )
Mesmo assim, podemos navegar no Firefox, e os vídeos ficam melhores que no PineTab e a fluidez também parece melhor, podemos entrar no inicializador do aplicativo e é perfeitamente, podemos aumentar e diminuir o brilho e o LibreOffice preenche toda a tela, algo que eu sei que os desenvolvedores Mobian/Arch Linux com interface Phosh tiveram dificuldade em conseguir.
Ver que o Ubuntu 20.04 foi instalado em um dispositivo como o iPhone 7 me faz pensar que tudo é possível, e me lembra que, se os desenvolvedores não desistirem, o Linux também tem muito a dizer sobre os dispositivos móveis.
Já imaginou usar o Ubuntu Desktop em um telefone e aplicativos Android, como o WhatsApp, graças ao Anbox? Sim, e sonho com isso, mesmo que Mark Shuttleworth tenha desistido.