Especialista em hardware, um hacker deu uma nova vida ao clássico ThinkPad 701C, substituindo a placa-mãe, as portas e a tela.
O IBM ThinkPad 701C foi um dos laptops mais incomuns lançados na década de 1990, graças a um sistema de teclado deslizante que permitiu à IBM colocar um teclado de tamanho normal em um notebook que media apenas 9,7″ x 7,9″ x 1,7″.
Lançado pela primeira vez em 1995, o laptop foi descontinuado no mesmo ano. E mesmo que você tenha mantido um por todo esse tempo, o laptop não é tão útil hoje graças às suas especificações anêmicas.
Mas o hacker de hardware Karl Buchka encontrou uma maneira de dar ao laptop uma segunda chance de vida, substituindo a placa-mãe, as portas e a tela, mantendo o icônico teclado “borboleta”.
Hacker deu uma nova vida ao clássico ThinkPad 701C
O teclado é basicamente dividido em duas metades que se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Levante a tampa do laptop e a metade esquerda do teclado desliza para a esquerda, enquanto o lado direito desliza para baixo e para a direita, de modo que o teclado seja realmente mais largo que o chassi do laptop.
Feche a tampa e as peças deslizam juntas para uma manutenção segura e fácil portabilidade.
Mas um ThinkPad 701C top de linha originalmente enviado com tela TFT de 10,4 polegadas, 640 x 480 pixels, 65K cores, processador Intel DX4 de 75 MHz e 720 MB de RAM. Isso não vai te levar muito longe em 2023.
Então Karl Buchka decidiu atualizar os componentes internos de um ThinkPad 701C quebrado usando uma placa-mãe da Framework.
Fabricadas pela empresa por trás do Framework Laptop, essas placas-mãe foram projetadas para caber nos computadores modulares, reparáveis e atualizáveis da empresa…
A placa-mãe não cabe dentro de um chassi ThinkPad 701C não modificado, mas Buchka diz que uma nova caixa baixa e um suporte de dobradiça tornam possível substituir a placa-mãe original pela placa-mãe do Framework.
Isso dá ao sistema um novo processador e suporte para funções modernas de memória, armazenamento e E/S, graças às quatro portas USB-C na placa principal do Framework. Buchka diz usar um replicador de porta USB mais algumas das portas integradas da placa-mãe.
O resultado é um sistema com:
- 2 portas USB tipo C
- 2 portas USB tipo A (externas)
- 1 porta USB tipo A (interna, para dongle de mouse sem fio)
- 1 porta GbE Ethernet
- 1 x conector de áudio de 3,5 mm
- O sistema também suporta Wi-Fi e Bluetooth.
Como o teclado não foi projetado para se conectar à placa-mãe do Framework, Buchka usou um microcontrolador Teensy 3.6 executando uma compilação personalizada do firmware de teclado QMK de código aberto para que funcionasse como um dispositivo de entrada USB.
E Buchka substituiu a tela VGA original por uma tela LCD IPS de 10,2 polegadas e 2160 x 1620 pixels projetada para um iPad 7.
O ThinkPad 701C modificado ainda é um trabalho em andamento, mas Buchka postou fotos de uma maquete no fórum da Framework Community. Quando tudo estiver concluído, os arquivos de design serão postados no GitHub para qualquer pessoa que queira atualizar seu próprio ThinkPad 701C.