Combinando novas tecnologias com uma inspiração retrô, um hacker criou uma câmera instantânea DIY e-paper estilo polaroid.
As telas E Ink podem exibir uma imagem estática indefinidamente sem consumir energia. Portanto, embora sejam provavelmente mais conhecidos por seu uso em leitores de e-books, eles se tornaram opções cada vez mais populares para sinalização digital, como etiquetas de preço.
Mas um hacker surgiu com outro uso para pequenas telas E Ink: fotografia. Para isso, ele criou uma câmera instantânea DIY e-paper estilo polaroid.
Hacker criou uma câmera instantânea DIY e-paper estilo polaroid
A câmera instantânea e-paper de Cameron Dowd é como uma câmera Polaroid moderna que salva imagens em um display de papel eletrônico em vez de um filme instantâneo.
A câmera é basicamente um pequeno design portátil que combina uma câmera OV2640, uma placa de circuito personalizada com um microcontrolador ESP32 e um corpo personalizado impresso em 3D, pintado e equipado com uma alça personalizada com acabamento em “tecido de madeira”.
Há uma célula de bateria 18650 para energia, uma porta USB-C para carregar e uma luz LED indicadora de status.
E o “filme?” É um módulo de papel eletrônico de 4,2 polegadas e 400 x 300 pixels, alimentado por NFC da Waveshare.
Coloque esse módulo no local onde outras câmeras normalmente teriam um visor, então tudo que você precisa fazer é clicar em um botão no corpo da câmera para tirar uma foto. A imagem será enviada para o módulo e-paper por meio de uma conexão NFC.
E então você pode pegar o módulo e colá-lo em sua geladeira, colocá-lo em sua toalha de mesa ou exibi-lo em qualquer outro lugar onde gostaria de exibir sua foto granulada em preto e branco.
A única captura? Você só pode armazenar uma imagem por vez. Na próxima vez que você quiser tirar uma foto, substituirá a imagem anterior e ela desaparecerá para sempre.
Este é um substituto prático para a câmera do smartphone que você provavelmente já possui? Claro que não. Mas é um uso muito legal da tela de US$ 44 do Waveshare.
Você pode encontrar mais detalhes sobre a câmera instantânea e-paper no HackADay ou verificar o código-fonte do software da câmera no GitHub.