Em uma façanha impressionante, um Hacker colocou um PC Linux dentro de um celular Nokia 1680 e o chamou de Notkia.
O Nokia 1680 classic é um celular básico que foi lançado em 2008 no momento em que os smartphones estavam começando a se popularizar.
Projetado para chamadas telefônicas, mensagens de texto e muito mais, o telefone possui uma tela pequena, um teclado numérico e suporte para redes 2G.
Mas um hacker de hardware chamado Remu NotMoe escavou as entranhas do telefone e as substituiu por uma placa de circuito impresso (PCB) personalizada e outros componentes para transformar o Nokia 1680 clássico no Notkia: um computador/dispositivo de comunicação Linux de bolso.
Hacker colocou um PC Linux dentro de um celular Nokia 1680
Observe que este não é apenas um novo software para um telefone antigo. O projeto completo envolve a substituição de grande parte do hardware do telefone, mantendo o shell, o teclado numérico e outros botões.
O PCB original foi substituído por um novo com um processador MIPS de núcleo único Ingenic X100E de 1 GHz com 64 MB de RAM mais 32 MB de armazenamento flash NOR e 4 GB de flash SLC NAND.
A tela TFT original de 128 x 160 pixels foi substituída por uma tela LCD IPS de 2 polegadas e 240 x 320 pixels, embora seja um pouco grande demais para o dispositivo, então alguns pixels são cortados pelas bordas de plástico. Portanto, a resolução de tela efetiva/visível é de 220 x 280 pixels.
O Notkia também inclui:
- Porta USB tipo C
- Câmera Waveshare OV5640 5MP com foco automático
- Sintetizador de música Yamaha MA-3 (com suporte para toques)
- Microfone analógico MEMS
- Placa sem fio AMPAK com WiFi 4 e BT 4.0 LE
- Transceptor LoRa Semtech SX126x
- bateria BL-5C
Tudo funciona com o software Linux principal, incluindo entrada de texto usando o teclado numérico T9 original do telefone.
E graças aos componentes sem fio atualizados, o Notkia pode ser usado como um dispositivo de comunicação sem fio ou walkie talkie. Mas as coisa que ele não pode fazer? Chamadas telefônicas ou use dados em redes celulares.
Remu NotMoe não conseguiu encontrar um módulo 4G LTE pequeno o suficiente para caber dentro do gabinete.
Existe um módulo GNSS para localização de satélites, mas ainda não foi testado. E como não há entrada para fone de ouvido, você precisará de fones de ouvido sem fio ou de um adaptador de áudio USB Tipo C para 3,5 mm para usar fones de ouvido com o Notkia.
Esquemas, um componente, lista e o processo de design são detalhados no Hackster e no HackADay, e Remu NotMoe planeja abrir tudo no futuro.
Há também uma chance de que você possa comprar um Notkia ou um kit para fazer o seu próprio no futuro, pois o projeto foi submetido ao serviço de crowdfunding de hardware de código aberto Crowd Supply para consideração.