E um hacker adicionou um sensor de impressão digital funcional ao PinePhone. Confira os detalhes e consequências dessa incrível façanha.
O PinePhone é um smartphone de código aberto Quad-Core ARM Cortex A53 de 64 bits, alimentado por SOC, capaz de executar qualquer sistema operacional Linux e BSD Mobile, especialmente o Linux.
Ele foi criado para não apenas fornecer aos usuários finais um telefone Linux com excelente funcionamento, mas também criar um mercado para dispositivos Linux, além de complementar o suporte existente para projetos Linux-on-Phone em todo o mundo.
Melhor ainda, ele suporta todos os principais projetos centrados no telefone Linux, juntamente com outros sistemas operacionais gratuitos e de código aberto, para aumentar a colaboração entre os desenvolvedores.
Contudo, o PinePhone não é apenas o smartphone mais acessível projetado para executar sistemas operacionais baseados em Linux.
Ele também foi projetado para ser um dispositivo modular – a maioria dos componentes internos pode ser substituída pelo usuário e há seis pinos de pogo que permitem que hardware extra seja adicionado ao dispositivo.
Até agora, a Pine64 anunciou planos para três acessórios opcionais que usam esses pinos. Troque a tampa traseira do telefone e você poderá adicionar NFC, carregamento sem fio ou um teclado físico.
Mas hackers de hardware independentes criaram várias outras soluções. O mais recente? Um leitor de impressão digital funcional.
Hacker adicionou um sensor de impressão digital funcional ao PinePhone
O Redditor zschroeder6212 cortou um orifício na tampa traseira de um PinePhone, colocou um sensor de impressão digital dentro e o conectou aos pinos do pogo.
Neste ponto, o software é considerado “funcional, mas definitivamente em um estágio de prova de conceito”. Mas ele deve estar disponível via GitHub em breve para qualquer pessoa que queira inspecionar e/ou melhorar o código.
A Pine64 diz que também entrará em contato com o zschroeder6212, sugerindo que um acessório oficial do sensor de impressão digital pode estar disponível. Ou talvez um acessório multifuncional.
Our minds … are blown. A community member made a functional #PinePhone fingerprint reader.
Guess who we'll be reaching out to soon 😉
Original post link: https://t.co/CCiFUXQC0L pic.twitter.com/XlavZSB1p2
— PINE64 (@thepine64) November 16, 2020
De acordo com o gerente da comunidade Pine64, Lukasz Erecinski, seria possível fazer uma única capa traseira que suportasse carregamento sem fio e um sensor de impressão digital.
All three won't work, but wireless charging and the fingerprint reader should work. Qi charging is just power in + ground and I suppose those two pins can probably shared. @braam_martijn am I correct?
— Lukasz Erecinski ?? (@LukaszErecinsk1) November 16, 2020