E foi lançado o Gzip 1.11 com melhorias de desempenho no IBM Z, e mais. Confira as novidades da mais recente atualização desse compactador.
O gzip é um software para compactação de arquivos que serve de implementação de referência e também é o formato do arquivo compactado que ele mesmo gera.
A geração do gzip é baseada no algoritmo DEFLATE que por sua vez é uma combinação de LZ77 e da codificação de Huffman. A descrição deste algoritmo encontra-se na RFC 1951. O formato do arquivo gzip é descrito na RFC 1952, e ele é identificado pela extensão .gz.
Esse software foi desenvolvido por Jean-loup Gailly e Mark Adler com algoritmos livres para substituir o compress, que utilizava algoritmos patenteados.
A última versão do Gzip foi a v1.10 no final de 2018, mas agora finalmente foi substituída pelo Gzip 1.11.
Novidades do Gzip 1.11
Mas mesmo com os dois anos e meio desde o lançamento do Gzip 1.10, o lançamento do Gzip 1.1 não é tão empolgante… A menos que você esteja usando hardware IBM Z.
Isso porque o principal recurso de trabalho para Gzip 1.11 são patches contribuídos pela IBM, fornecendo suporte IBM Z adequado para Gzip.
Gzip 1.11 apresenta uma implementação DEFLATE acelerada por hardware IBM Z para compactação e descompactação.
O patch da IBM simplesmente resume os ganhos como “desempenho estimado de compressão e descompressão em ordens de magnitude mais rápidas do que o gzip atual e proporção comparável ao nível 1.”
Além do trabalho do IBM Z, muitos dos outros trabalhos desde a v1.10 são apenas atualizações de construção, atualizações de documentação, cobertura de teste aprimorada e outros trabalhos de manutenção.
Para saber mais sobre essa versão do Gzip, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Gzip está disponível nas principais distribuições Linux, portanto, para receber a versão mais recente, basta pesquisar no gerenciador de pacotes do seu sistema e instalar.