E foi lançado o Guix System 1.4.0 com o novo comando guix shell, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Guix System (anteriormente Guix System Distribution, ou GuixSD) é um sistema operacional sem estado, baseado em Linux, construído em torno do gerenciador de pacotes GNU Guix.
Esse sistema operacional fornece recursos avançados de gerenciamento de pacotes, como upgrades e reversões transacionais, ambientes de construção reproduzíveis, gerenciamento de pacotes sem privilégios e perfis por usuário.
Ele usa mecanismos de baixo nível do gerenciador de pacotes Nix, mas os pacotes são definidos como módulos nativos do Guile, usando extensões para a linguagem Scheme.
Agora, foi lançada a versão mais recente do projeto, o Guix System 1.4.0.
Novidades do Guix System 1.4.0
Uma área em que o Guix se destaca é o gerenciamento de ambientes de software. O guix environment comando foi projetado para isso, mas sofria de uma interface desajeitada.
Agora, ele foi substituído pelo guix shell, embora estejamos comprometidos em mantê-lo guix environment até pelo menos 1º de maio de 2023.
guix shell é uma ferramenta interessante para desenvolvedores, mas também é uma ferramenta útil quando você deseja experimentar um software sem comprometê-lo em seu perfil com guix install.
Digamos que você queira jogar SuperTuxKart , mas prefere não tê-lo em seu perfil porque, ei, é um laptop profissional; veja como você o iniciaria, buscando-o primeiro, se necessário:
guix shell supertuxkart --supertuxkart
Além de fornecer uma interface mais simples, guix shell melhora significativamente o desempenho por meio do cache.
Ele também simplifica os fluxos de trabalho do desenvolvedor ao reconhecer automaticamente os guix.scmarquivos manifest.scm presentes em um diretório: solte um deles em seu projeto e outros desenvolvedores podem começar a hackear apenas executando guix shell, sem argumentos.
A distribuição em si sofreu muitas mudanças. Primeiro, o instalador do Guix System recebeu várias correções de bugs e agora inclui um novo mecanismo que permite aos usuários relatar automaticamente informações úteis de depuração em caso de falha.
Isso ajudará os desenvolvedores a lidar com bugs que ocorrem com configurações incomuns.
A inicialização do aplicativo foi reduzida graças a um novo cache de vinculador dinâmico por aplicativo que reduz drasticamente o número de statchamadas opendevido à pesquisa de biblioteca compartilhada (estamos felizes por ter inspirado outras pessoas ).
O Guix System agora está usando a versão 0.9 do GNU Shepherd , que aborda deficiências, melhora o registro e adiciona recursos como ativação de serviço no estilo systemd e inicialização do serviço no estilo inetd.
Falando em serviços, o novo guix system edit subcomando fornece uma maneira adicional para os usuários inspecionarem serviços, completando guix system searche guix system extension-graph.
Existem 15 novos serviços de sistema para escolher, incluindo Jami , Samba , fail2ban e Gitile , para citar alguns.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Guix System 1.4.0
A imagem ISO do Guix System 1.4.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux