Guake 3.10 lançado com melhorias e várias correções

E foi lançado o Guake 3.10 com melhorias e várias correções. Confira essa e outras novidades, e veja como instalar no Linux.

Guake é um terminal suspenso para a área de trabalho GNOME que inclui funcionalidade de terminal dividido, salvamento/restauração de sessão, suporte para transparência e muitos outros recursos.

Embora não suporte Wayland, ele é executado usando Xwayland, mas você precisará definir manualmente a tecla de atalho para mostrar/ocultar Guake.

O aplicativo é inspirado no famoso console Quake – o terminal fica oculto até que você pressione uma tecla (o padrão é F12).

Execute um comando e pressione a mesma tecla novamente para ocultar o terminal, voltando à tarefa anterior sem interromper o fluxo de trabalho.

Mostre o Guake usando a tecla atribuída (F12 por padrão), execute o comando desejado ou dê uma olhada rápida na saída de algum comando de execução demorada e pressione a tecla novamente (ou defina o Guake para ocultar automaticamente quando perder o foco) para ocultar o terminal para que você possa voltar ao que estava fazendo anteriormente com o mínimo de interferência.

Agora, a versão 3.10 do Guake foi lançada.

Novidades do Guake 3.10

Guake 3.10 lançado com melhorias e várias correções
Guake 3.10 lançado com melhorias e várias correções

Sim. O Guake 3.10 foi lançado com a capacidade de escolher qual mecanismo de pesquisa usar com seu recurso “Pesquisar na Web”, um novo botão de fixação para impedir temporariamente a ocultação e muito mais.
Guake 3.10 lançado com melhorias e várias correções
Guake 3.10 lançado com melhorias e várias correções

O Guake 3.10 adiciona novas melhorias pequenas, mas úteis, de qualidade de vida, bem como correções de bugs, como:

  • Adicionada a capacidade de usar um mecanismo de pesquisa personalizado para o recurso “Pesquisar na Web” , anteriormente codificado para o Google. Agora também é possível pesquisar no menu de contexto no DuckDuckGo, Bing, Yandex, Neeva e adicionar seu próprio mecanismo de pesquisa personalizado
  • Adicionado um botão para fixar o terminal Guake, para que ele não se esconda temporariamente quando perder o foco
  • A caixa de diálogo “Você realmente deseja sair do Guake?” agora mostra quais processos estão sendo executados no Guake ao tentar fechá-lo (nome do processo e PID)
  • Adicionada uma nova tecla de atalho para selecionar todo o texto no terminal atual ( Ctrl + Shift + A)
  • Adicionado nova tecla de atalho para abrir uma nova guia no mesmo diretório ( Super + Tpor padrão). Já existe uma opção de preferências para tornar isso o padrão para todas as novas guias, mas esta tecla de atalho permite que você abra apenas uma nova guia no mesmo diretório
  • Abra uma nova guia Guake se Guake for chamado com guake [PATH]e sem outros sinalizadores
  • Salva o tamanho da fonte ao alterar o nível de zoom com atalhos de teclado
  • Execute -eem novas guias geradas pela divisão vertical/horizontal para corrigir o problema com --select-tab--split-vertical--split-horizontal) e --execute-commandnão está funcionando como antes
  • Corrigido “0 timestamp” que fazia com que Guake não funcione em alguns casos no GNOME 40 ou superior

Para saber mais sobre essa versão do Guake, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Guake

Para instalar a versão mais recente do Guake nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o emulador de terminal Guake no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.