GTK 4.2.0 lançado com melhorias de desempenho, Meson e muito mais

E foi lançado o GTK 4.2.0 com melhorias de desempenho, Meson e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O GTK é um toolkit multiplataforma para a criação de interfaces gráficas. É liberado sob a licença GNU LGPL, permitindo que software proprietários e livres o utilizem em sua construção. Enfim, ele é um software livre e integra o projeto GNU.

Como você pode imaginar, GTK 4.0 é uma atualização massiva e um grande marco para o desenvolvimento do kit de ferramentas de widget GTK de código aberto e multiplataforma, que é usado para criar interfaces gráficas de usuário, também conhecidas como GUIs, para aplicativos Linux.
GTK 4 é considerado uma versão estável pronta para as massas.

GTK é usado principalmente pelo Projeto GNOME para o ambiente de área de trabalho GNOME e aplicativos relacionados. GTK era conhecido anteriormente como GTK+, mas com esta versão o + foi abandonado e o nome do kit de ferramentas agora é simplesmente GTK.

GTK 4 é o futuro do kit de ferramentas, permitindo que desenvolvedores de aplicativos criem interfaces gráficas de usuário surpreendentes para aplicativos GTK, bem como a próxima versão principal do ambiente de desktop GNOME, o GNOME 40.

Após o GTK 4.2.0 foi lançado como o segundo point release estável para este kit de ferramentas de software livre.

Novidades do GTK 4.2.0

GTK 4.2.0 lançado com melhorias de desempenho, Meson e muito mais
GTK 4.2.0 lançado com melhorias de desempenho, Meson e muito mais

Após três meses de desenvolvimento, o lançamento da nova versão do kit de ferramentas de plataforma cruzada foi apresentado para criar uma interface gráfica de usuário GTK 4.2.0 na qual cerca de 1268 alterações individuais de 54 desenvolvedores foram implementadas e um total de 73.950 linhas foram adicionadas. e 60717 foram removidos.

O novo ramo do GTK 4 está sendo desenvolvido como parte de um novo processo de desenvolvimento que tenta fornecer aos desenvolvedores de aplicativos uma API estável e compatível por vários anos, que pode ser usada sem medo de ter que refazer aplicativos a cada seis meses devido a alterações de API no próximo ramo GTK.

Esta nova versão do GTK 4.2.0 corrige principalmente bugs e introduz melhorias de API com base no feedback de desenvolvedores que portaram seus programas para GTK4.

Além disso, alguns dos aprimoramentos mais notáveis ​​no GTK 4.2 incluem o renderizador NGL, um novo mecanismo de renderização OpenGL que é habilitado por padrão no Linux, Windows e macOS.

O renderizador NGL oferece desempenho visivelmente melhor com melhorias em quadros por segundo, bem como uso de energia e CPU. Para reverter para o mecanismo de renderização anterior, inicie o aplicativo com a variável de ambiente GSK_RENDERER=gl.

“Esta versão é o resultado da rodada inicial de feedback de desenvolvedores de aplicativos que migraram seus projetos para GTK4, portanto, consiste principalmente em correções de bugs e melhorias de API, mas também adicionamos novos recursos, como um novo renderizador GL; várias melhorias na forma como o kit de ferramentas lida com a composição e sequências de teclas mortas; criar melhorias de sistema para compilar GTK no Windows e macOS; e uma referência de API completamente nova, gerada a partir dos mesmos dados de introspecção que também são consumidos por ligações de linguagem.”

Também foi destacado no anúncio desta nova versão do GTK 4.2.0 que a capacidade de usar GTK na forma de um subprojeto foi implementada no sistema de compilação Meson, permitindo que você compile GTK e todas as suas dependências como parte da compilação de seu próprio aplicativo, bem como obter todos os artefatos de construção para entrega junto com seu aplicativo usando o kit de ferramentas selecionado.

A documentação da API foi redesenhada, usando o novo gerador gi-docgen para seu treinamento, que produz uma apresentação mais conveniente de informações, incluindo botões para adicionar amostras de código à área de transferência, uma representação visual da hierarquia de ancestrais e interfaces para cada classe , uma lista de propriedades, sinais e métodos herdados da classe.

Por outro lado, a interface suporta pesquisa do lado do cliente e se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela, além de um novo site, docs.gtk.org, foi lançado para documentação, que também oferece guias complementares sobre introspecção GObject, Pango e GdkPixbuf.

O desempenho de vários componentes também foi otimizado, desde os shaders GLSL envolvidos na renderização até objetos para pessoas com deficiência.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Modificado o tratamento de sequências de composição e teclas de mudo que alteram a aparência do próximo caractere de entrada.
  • Suporte aprimorado para compilar GTK para Windows e macOS usando kits de ferramentas nativas para essas plataformas.
  • O posicionamento de texto de subpixel foi implementado ao usar novas versões da biblioteca Cairo.
  • Fornecido design de interface responsivo para seleção de emojis.
  • Suporte aprimorado para a extensão do protocolo Wayland para controle de entrada.
  • Desempenho de rolagem aprimorado no widget de visualização de texto.
  • Renderização aprimorada de sombras em widgets popover.
  • Pango e GdkPixbuf também mudaram para gi-docgen
  • Melhorias de desempenho em toda a linha

Mais detalhes sobre a atualização do kit de ferramentas GTK 4.0.1 no blog GTK.org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.