GTK 4.12 lançado com várias melhorias no back-end Vulkan

E foi lançado o GTK 4.12 com várias melhorias no back-end Vulkan, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O GTK é um toolkit multiplataforma para a criação de interfaces gráficas. É liberado sob a licença GNU LGPL, permitindo que software proprietários e livres o utilizem em sua construção. Enfim, ele é um software livre e integra o projeto GNU.

Como você pode imaginar, GTK 4.0 é uma atualização massiva e um grande marco para o desenvolvimento do kit de ferramentas de widget GTK de código aberto e multiplataforma, que é usado para criar interfaces gráficas de usuário, também conhecidas como GUIs, para aplicativos Linux.
GTK 4 é considerado uma versão estável pronta para as massas.

GTK é usado principalmente pelo Projeto GNOME para o ambiente de área de trabalho GNOME e aplicativos relacionados. GTK era conhecido anteriormente como GTK+, mas com esta versão o + foi abandonado e o nome do kit de ferramentas agora é simplesmente GTK.

GTK 4 é o futuro do kit de ferramentas, permitindo que desenvolvedores de aplicativos criem interfaces gráficas de usuário surpreendentes para aplicativos GTK, bem como a próxima versão principal do ambiente de desktop GNOME, o GNOME 40.

Após o GTK 4.12 foi lançado como a última atualização estável para o kit de ferramentas de código aberto GTK4.

Novidades do GTK 4.12

GTK 4.12 lançado com várias melhorias no back-end Vulkan

Sim. No último sábado o GTK 4.12 foi marcado como a versão mais recente deste kit de ferramentas de código aberto.

O GTK 4.12 traz “muitas melhorias” ao back-end Vulkan, adiciona APIs “scroll_to” para widgets de lista, renderização de fonte aprimorada nos pacotes Flatpak, uma ferramenta de nó de renderização GTK4 foi adicionada e várias outras correções e atualizações.

O trabalho do Vulkan incluiu a adição de um cache de pipeline, gradientes sofisticados e uma variedade de outras melhorias menores em toda a linha.

Há também algum trabalho adicional do Wayland no GTK 4.12 que inclui corrigir o comportamento dos botões da caneta e oferecer suporte ao estado da janela suspensa.

O trabalho contínuo na renderização Vulkan com GTK4 parece ser a mais significativa das mudanças para o ciclo GTK 4.12.

Mais detalhes sobre as alterações do GTK 4.12 podem ser encontrados no FreeDesktop.org GitLab

Anteriormente, havia conversas sobre  o aquecimento do desenvolvimento do GTK5 após o GTK 4.12, então veremos se isso realmente se concretizará no futuro.

Sair da versão mobile