E foi lançado o GTK 4.11.1 com suporte a Wayland Fractional Scaling, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O GTK é um toolkit multiplataforma para a criação de interfaces gráficas. É liberado sob a licença GNU LGPL, permitindo que software proprietários e livres o utilizem em sua construção. Enfim, ele é um software livre e integra o projeto GNU.
Como você pode imaginar, GTK 4.0 é uma atualização massiva e um grande marco para o desenvolvimento do kit de ferramentas de widget GTK de código aberto e multiplataforma, que é usado para criar interfaces gráficas de usuário, também conhecidas como GUIs, para aplicativos Linux.
GTK 4 é considerado uma versão estável pronta para as massas.
GTK é usado principalmente pelo Projeto GNOME para o ambiente de área de trabalho GNOME e aplicativos relacionados. GTK era conhecido anteriormente como GTK+, mas com esta versão o + foi abandonado e o nome do kit de ferramentas agora é simplesmente GTK.
GTK 4 é o futuro do kit de ferramentas, permitindo que desenvolvedores de aplicativos criem interfaces gráficas de usuário surpreendentes para aplicativos GTK, bem como a próxima versão principal do ambiente de desktop GNOME, o GNOME 40.
Após o GTK 4.11.1 foi lançado como a última atualização estável para o kit de ferramentas de código aberto GTK4.
Novidades do GTK 4.11.1
Após o kit de ferramentas Qt 6.5 LTS e Slint 1.0 Rust desta semana, a estreia hoje é o GTK 4.11.1 como o primeiro lançamento de desenvolvimento da nova série de kits de ferramentas antes do GTK 4.12.
O notável com o GTK 4.11.1 é a introdução do suporte inicial para o escalonamento fracionário Wayland que foi mesclado apenas alguns dias atrás.
Além disso, o GTK 4.11.1 tem o suporte inicial do protocolo de escala fracionária Wayland. O suporte pode ser testado nesta nova versão de desenvolvimento quando ativado por meio da variável de ambiente GDK_DEBUG=gl-fractional.
Para completar, o GTK 4.11.1 também possui melhorias na Visualização de lista para tornar os novos widgets GtkListView mais úteis com o GTK4, melhor suporte a texturas com o renderizador OpenGL do GTK e uma variedade de outros aprimoramentos.
Por fim, o GTK 4.11.1 representa apenas o início do desenvolvimento da série GTK 4.11.
Mais detalhes sobre as mudanças a serem encontradas na atualização de hoje do kit de ferramentas GTK 4.11.1 por meio do anúncio em GTK.org.