O redditor gthing transformou o Anbernic RG353V em um terminal Linux portátil chamado AnberDeck, usando o Ubuntu.
Transformaram o Anbernic RG353V em um terminal Linux portátil
Lançado pela primeira vez no ano de 2022, o Anbernic RG353V/S é vendido atualmente por cerca de US$ 74 ou mais no AliExpress ou por US$ 88 ou mais se você solicitar um no site da Anbernic.
O portátil de 126 x 83 x 21 mm (5″ x 3,3″ x 0,8″) vem com 1 a 2 GB de memória LPDDR4, até 32 GB de armazenamento eMMC, leitor de cartão microSD, bateria de 3.200 mAh e suporte para WiFi 5 e Bluetooth 4.2.
Portanto, embora seja feito para jogos e tenha um design inspirado no Game Boy, com controladores de jogo abaixo da tela, o portátil também pode ser reaproveitado como um computador portátil.
Caso em questão: Redditor gthing descreve como eles equiparam o Anbernic RG353V com um teclado e Ubuntu Linux para se transformar em um terminal de bolso chamado AnberDeck.
gthing transformou o Anbernic RG353V em um terminal Linux portátil
O Anbernic RG353V/S é um sistema de jogo portátil com tela de 3,5 polegadas e 640 x 480 pixels, processador Rockchip RK3566 quad-core ARM Cortex-A55 de 1,8 GHz e suporte para sistemas operacionais Android e Linux de inicialização dupla.
Para transformar o console de jogo portátil em um terminal de bolso, o gthing substituiu o software padrão pelo ArkOS, um sistema operacional baseado no Ubuntu 19.10 com ênfase em jogos, modificou um design de caixa impressa em 3D para o RG353 para acomodar um teclado e, em seguida, afixou um Teclado BlackBerry 9900 + case na frente.
Infelizmente, como o BBQ20KBD sobre o qual escrevemos no ano passado, este é um teclado com fio.
E como a porta USB está na parte superior do teclado, a maioria dos cabos USB bloqueará uma parte da tela, embora observe que pode ser possível conectar um cabo USB discreto que pode ser executado atrás do teclado. Um teclado Bluetooth também pode funcionar.
No geral, este é um projeto DIY muito bacana para transformar um console de jogo portátil em um terminal Linux de bolso.
Mas não é necessariamente a solução mais elegante: o produto final acaba ficando muito grosso graças a um case que cobre os controladores Anbernic RG353V/S e um teclado que fica na parte superior do case.