Foi lançado o GStreamer 1.24 com vários novos recursos e melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.
Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.
Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.
Novidades do GStreamer 1.24
Sim. O framework multimídia de código aberto GStreamer 1.24 está agora disponível para download como uma atualização importante que introduz vários novos recursos e melhorias.
Os destaques do lançamento do GStreamer 1.24 incluem os decodificadores de vídeo Vulkan H.264 e H.265, um novo plugin unixfd para comunicação eficiente entre processos 1:N no Linux, novo GstMeta para SMPTE ST-291M HANC/VANC Ancillary Data, um novo W3C Biblioteca de extensões de fonte de mídia e suporte a modificador DRM para dmabufs no Linux.
Ele também introduz novas abstrações e elementos de análise e aprendizado de máquina, torna o plug-in va o plug-in preferido em relação ao gst-vaapi, adiciona suporte HLS de baixa latência (LL-HLS), adiciona suporte de profundidade Bayer 10/12/14/16 bits, e implementa suporte MPEG-TS para desmultiplexação KLV assíncrona e busca de segmento.
Também novo no GStreamer 1.24 é um decodificador de vídeo AV1 sem estado, codificadores SVT-AV1 e VA-API AV1, um novo elemento uvcsink para exportar fluxos como câmera UVC, codificadores de vídeo AMD Advanced Media Framework AV1 e H.265 com 10 bits e HDR suporte, bem como suporte AVX/AVX2 e suporte NEON no macOS vi liborc.
Há também várias melhorias no WebRTC, como suporte para atualização de consentimento ICE, um novo elemento webrtcsrc para complementar o webrtcsink, junto com sinalizadores e implementações de webrtcsink para LiveKit e AWS Kinesis Video Streams.
Além disso, GStreamer 1.24 melhora a serialização e desserialização GstMeta, implementa fonte e coletor cudaipc para compartilhamento de memória CUDA de cópia zero entre processos, melhora a integração QML Qt 5 e Qt 6, melhora a integração OpenGL, Vulkan e CUDA, melhora a pilha RTP e melhora manipulação de legendas ocultas.
Por último, mas não menos importante, esta versão adiciona fonte de captura e coletor para placas de captura e reprodução AJA, adiciona suporte de tradução para awstranscriber, atualiza as ligações GStreamer C# e melhora as ligações e plug-ins Rust, que agora são fornecidos em pacotes para todas as principais plataformas, incluindo Android e iOS.
Para Windows, esta versão adiciona um plug-in de renderização de texto DirectWrite, decodificação, conversão, composição e renderização de vídeo baseada em Direct3D12, bem como suporte de relógio Precision Time Protocol (PTP).
Por fim, também há muitas melhorias de desempenho e correções de bugs.
Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GStreamer
O tarball de origem do GStreamer 1.24 está disponível para download no site oficial.
No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.