Foi lançado o GStreamer 1.24.9 com correções de bugs, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.
Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.
Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.9.
Novidades do GStreamer 1.24.9
A equipe do GStreamer anunciou o lançamento do GStreamer 1.24.9, uma nova atualização de correção de bugs na série estável 1.24 do popular framework multimídia multiplataforma, com foco exclusivo em estabilidade, segurança e correções de bugs.
Este lançamento aborda vários problemas importantes, incluindo uma correção de segurança crucial para o gst-rtsp-server e melhorias no tratamento de latência e horários de início no GstAggregator para o modo force-live.
Além disso, o GStreamer 1.24.9 aprimora o tratamento de matrizes de mixagem dinâmicas no audioconvert e melhora a seleção do analisador para codificadores no encodebin. Os usuários do flvmux notarão mais estabilidade para pipelines onde os timestamps não começam em zero.
Também há melhorias notáveis para macOS, onde correções no loop de eventos do aplicativo principal garantem melhor compatibilidade geral.
Para completar, o componente v4l2, ferramentas WebRTC (como webrtcsink e webrtcbin) e qml6glsrc receberam atualizações de desempenho no GStreamer 1.24.9, visando suavizar sua experiência com vídeo e streaming em tempo real.
No campo RTP e streaming, novas propriedades foram adicionadas ao rtpav1depay, incluindo wait-for-keyframe e request-keyframe, enquanto o rtpmanager vê um tratamento aprimorado para fluxos esparsos.
Por fim, o GStreamer 1.24.9 inclui várias correções de bugs para estabilidade e confiabilidade, garantindo uma experiência mais uniforme em todas as plataformas.
Por exemplo, o cerbero vê melhorias de compatibilidade para Python 3.13 e melhor estabilidade de compilação para Arch Linux e iOS.
Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GStreamer
O tarball de origem do GStreamer 1.24.9 está disponível para download no site oficial.
No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.