GStreamer 1.24.8 lançado com correções de bugs

Foi lançado o GStreamer 1.24.8 com correções de bugs. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.

Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.

Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.8.

Novidades do GStreamer 1.24.8

GStreamer 1.24.8 lançado com correções de bugs
GStreamer 1.24.8 lançado com correções de bugs

Esta atualização foi projetada para ser uma transição perfeita de versões anteriores, pois contém apenas correções de bugs sem introduzir nenhuma alteração drástica.

No elemento decodebin3, o tratamento de coleção foi refinado para resolver problemas específicos que os usuários podem ter encontrado.

O componente encodebin agora lida corretamente com a remoção de pad, o que aprimora os recursos de renderização inteligente em “gst-editing-services”.

Para aqueles que usam o glimagesink, um problema foi resolvido em que a janela de visualização não conseguia redimensionar quando o tamanho do vídeo mudava em maiúsculas. Esta correção garante uma experiência visual mais suave ao lidar com tamanhos de vídeo dinâmicos.

A compatibilidade com o Firefox foi melhorada por meio de correções no matroskamux e no webmmux, abordando principalmente problemas com fluxos de áudio Opus.

O elemento mpegtsmux foi ajustado para aguardar dados em todos os pads antes de decidir sobre o melhor pad, a menos que o tempo limite se esgote.

Essa alteração melhora a sincronização e o tratamento de dados durante a multiplexação. No splitmuxsink, a consulta LATENCY foi substituída para informar aos elementos downstream que o fluxo não está ao vivo, melhorando o desempenho da reprodução em certos cenários.

A qualidade do serviço de vídeo teve melhorias com melhor tratamento de eventos de QoS, garantindo uma reprodução de vídeo mais confiável, mesmo sob condições variáveis ​​do sistema.

O componente voamrwbenc agora apresenta uma lista corrigida de taxas de bits, fornecendo aos usuários opções precisas para codificação. Além disso, o vtenc agora reiniciará a sessão de codificação quando certos erros forem detectados, melhorando a confiabilidade geral.

Na frente do Wayland, uma correção para uma quebra de ABI no nome do tipo de contexto WL foi implementada, garantindo compatibilidade com aplicativos que dependem dessa interface.

O elemento webrtcbin foi fortalecido para evitar travamentos ao definir uma resposta em um SDP inválido, aumentando a estabilidade em aplicativos WebRTC.

O sistema de construção Cerbero foi atualizado para incluir os codificadores de software VP8/VP9, que estavam ausentes na versão 1.24.7 anterior, e o plug-in transcode agora também é fornecido.

Além desses destaques, várias outras correções de bugs, resoluções de vazamento de memória e melhorias de estabilidade foram feitas em todo o framework.

Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GStreamer

O tarball de origem do GStreamer 1.24.8 está disponível para download no site oficial.

No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.