GStreamer 1.24.7 lançado com correções de bugs

Foi lançado o GStreamer 1.24.7 com correções de bugs. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.

Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.

Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.7.

Novidades do GStreamer 1.24.7

GStreamer 1.24.7 lançado com correções de bugs
GStreamer 1.24.7 lançado com correções de bugs

O GStreamer 1.24.7 é a atualização mais recente da série estável 1.24, com foco exclusivo em correções de bugs.

A equipe de desenvolvimento abordou vários problemas importantes. Notavelmente, a atualização resolve problemas de compatibilidade com arquivos de áudio APE e Musepack e reprodução de GIF ao usar o FFmpeg 7.0, garantindo um manuseio de mídia mais suave em diferentes tipos de arquivo.

A GStreamer 1.24.7 também traz melhorias para o componente playbin3, corrigindo um cenário de deadlock potencial quando várias instâncias são executadas em paralelo com o glimagesink.

Da mesma forma, os usuários que utilizam o Video4Linux (v4l2) e a API VA notarão estabilidade aprimorada, graças a correções para possíveis deadlocks ao usar vários elementos VA simultaneamente.

Entre outras melhorias notáveis, o módulo qt6 recebeu várias correções, melhorando a funcionalidade do qmlgl6src e qmlgl6sink em aplicativos QML.

Além disso, o componente rtspsrc agora inclui uma propriedade para forçar o uso de URLs de configuração não padrão para servidores RTSP, uma vantagem para aqueles que trabalham com configurações de servidor menos compatíveis.

O GStreamer 1.24.7 também melhorou os recursos de reprodução sem intervalos e troca de programas no plug-in urisourcebin, suavizando as transições entre fluxos de mídia.

Na frente de desenvolvimento, a equipe do GStreamer atualizou o sistema de construção cerbero para oferecer suporte ao libvpx 1.14.1 mais recente e mapeou o 2022Server para o Windows 11 para melhor compatibilidade com o sistema operacional.

Notavelmente, o lançamento também introduz uma opção de compilação Meson para desabilitar o recurso gst-full para projetos que não exigem esse recurso, otimizando o processo de compilação para necessidades específicas.

Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GStreamer

O tarball de origem do GStreamer 1.24.7 está disponível para download no site oficial.

No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.