GStreamer 1.24.6 lançado com atualizações e correções

Foi lançado o GStreamer 1.24.6 com atualizações e correções. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.

Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.

Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.6.

Novidades do GStreamer 1.24.6

GStreamer 1.24.6 lançado com atualizações e correções

GStreamer 1.24.6 inclui notavelmente uma correção para compatibilidade com o mais recente FFmpeg 7.0, garantindo uma integração mais suave com outros projetos multimídia que dependem dessa biblioteca essencial.

Melhorias adicionais abrangem um amplo espectro de funcionalidades do framework:

  • Integração Android e Qt: O plugin qmlglsink foi corrigido para corrigir problemas de exibição de conteúdo em dispositivos Android recentes, abordando preocupações críticas de interface do usuário para desenvolvedores móveis.
  • Streaming adaptável: O plugin adaptivedemux agora lida corretamente com fluxos de legendas ocultas, o que melhora significativamente a acessibilidade na reprodução de mídia.
  • Processamento de gráficos e vídeo: correções nas interações do kit de ferramentas CUDA e nos plug-ins do compositor Direct3D (d3d11compositor, d3d12compositor) aprimoram o processamento gráfico, principalmente em ambientes que exigem codificação e renderização de vídeo de alta eficiência.

As correções de segurança incluem ajustes em como a memória e os recursos do dispositivo são gerenciados, como corrigir o tratamento de passos DMABUF no plug-in va e evitar vazamentos de memória em vários módulos.

Essas alterações visam evitar vulnerabilidades potenciais e melhorar a postura geral de segurança de aplicativos que usam o GStreamer.

Para desenvolvedores, a atualização enriquece a versatilidade do kit de ferramentas com correções no decodebin3 para seleção de fluxo e aprimoramentos em plug-ins Rust, que são cada vez mais populares por seus recursos de desempenho e segurança.

Plug-ins como audioloudnorm e webrtcsink receberam atualizações críticas, melhorando a experiência de desenvolvimento e o desempenho de aplicativos que dependem desses componentes.

Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GStreamer

O tarball de origem do GStreamer 1.24.6 está disponível para download no site oficial.

No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.

Sair da versão mobile