Foi lançado o GStreamer 1.24.10 com mais de 40 correções de segurança. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.
Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.
Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.10.
Novidades do GStreamer 1.24.10
A equipe do GStreamer lançou uma nova versão de correção de bugs para a série estável 1.24, trazendo uma nova onda de melhorias e segurança reforçada para esta adorada estrutura multimídia multiplataforma.
Com a versão 1.24.10, a equipe se concentra principalmente em correções de bugs e melhorias de segurança. Destacando o aspecto de segurança, mais de 40 correções críticas foram implementadas após uma auditoria abrangente pelo GitHub Security Lab.
Essas correções abrangem uma ampla variedade de elementos do GStreamer, incluindo os demuxers MP4, Matroska, Ogg e WAV, bem como analisadores de legendas, decodificadores de imagens, decodificadores de áudio e o analisador de tags id3v2.
Além desses patches de segurança, o GStreamer 1.24.10 aborda vários problemas importantes, como regressões em avviddec que podem desencadear incompatibilidades de largura e altura, melhorias no tratamento de legendas ocultas e uma redução no número de descritores de arquivo usados pelo splitmuxsrc.
Outras correções incluem melhorias na geração de gráficos de arquivo de ponto de pipeline, estabilidade do modo ao vivo em mpegtsmux e flvmux, bem como otimizações significativas de desempenho para módulos glupload e v4l2.
A atualização também fornece melhorias de qualidade de vida para desenvolvedores e usuários em todas as plataformas.
Por exemplo, usuários do macOS notarão menos artefatos de renderização em telas retina, enquanto aqueles que usam o GStreamer com x265 agora podem construir com sucesso com a versão 4.1 ou posterior do libx265.
O sistema de construção cargo também obtém um aumento de eficiência, assumindo o padrão “thin lto” para compilações de lançamento mais rápidas e com menos uso intensivo de memória.
Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GStreamer
O tarball de origem do GStreamer 1.24.10 está disponível para download no site oficial.
Binários para Android, iOS, Mac OS X e Windows estarão disponíveis em breve, facilitando para todos se manterem atualizados.
No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.