Foi lançado o GStreamer 1.20 RC1 com muitas melhorias interessantes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.
Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimedia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.
Agora, o primeiro candidato a lançamento do GStreamer 1.20 já está disponível para teste dessa estrutura multimídia de código aberto amplamente usada.
Novidades do GStreamer 1.20 RC1
O GStreamer 1.20 será um grande lançamento de recursos, enquanto para garantir que seja estável e em boas condições, o primeiro candidato a lançamento está disponível hoje.
Entre as mudanças trabalhadas para o GStreamer 1.20 rc1 incluem:
- GstPlay como uma nova biblioteca de reprodução de alto nível para substituir GstPlayer.
- Suporte de decodificação alfa WebM.
- Suporte para propriedades de elemento especificadas pelo aplicativo para ajustar os perfis de codificação individualmente.
- Conversão e mixagem de vídeo multi-thread para o código do compositor.
- Suporte de passagem de codificação inteligente para VP8 / VP9 / H.265 em encodebin/transcodebin.
- Perda automática de pacotes do decodificador de vídeo, corrupção de dados e manipulação de solicitação de quadro-chave para RTP / WebRTC/RTSP.
- Muitas melhorias WebRTC.
- A nova implementação do plugin VA-API está sendo resolvida com mais decodificadores implementados, novos elementos de pós-processamento e outros recursos sendo conectados.
- Ligações Rust atualizadas e vários novos plug-ins Rust.
- Suporte a VP9 e MPEG-2 para suporte a codec sem estado do Linux.
- GStreamer no Windows com o decodificador Direct3D 11 / DXVDA agora suporta AV1.
- Melhorias de desempenho e muitas outras mudanças.
Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GStreamer
O tarball de origem do GStreamer 1.20 RC1 está disponível para download no site oficial.
No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.