Grupo Anonymous planeja desligar a Internet neste sábado

Conforme havia anunciado anteriormente, o famoso grupo hacker Anonymous alertou que pretende desligar a internet no sábado, dia 31 de Março, eles afirmam que não querem matar a Internet, apenas desliga-la temporariamente como uma forma de protesto contra a SOPA(Stop Online Piracy Act ou Lei de Combate à Pirataria Online), Wallstreet, os líderes mundiais irresponsáveis e os banqueiros, segundo informações do site BGR.

Anonymous. A gente se vê no sabado (Foto Reprodução/BGR)

Chamando a operação de Global Blackout, o Anonymous planeja causar um apagão de toda a Internet, desativando os principais servidores DNS que formam seu núcleo, tornando assim os sites inacessíveis.  Servidores DNS são como uma lista telefônica da Internet, eles traduzem nomes de máquina (como “www.edivaldobrito.com.br/”) para endereços de rede (como “186.192.90.5”) e por causa dessa função, são a base do funcionamento da Internet.

Ainda de acordo com o site BGR, os especialistas de segurança cibernética afirmam que é improvável que tal ataque funcione, e portanto, não é necessário criar pânico em torno disso. Na opinião de Robert Graham da Errata Security,o máximo que o grupo conseguirá será algumas interrupções nas redes onde as máquinas de ataque estão localizadas. O especialista acresenta que será improvável que eles venham a derrubar todos os servidores DNS que planejam, pelo menos por qualquer período de tempo. No entanto, ele mesmo alerta que só porque afirma que o grupo não pode fazê-lo, isso não significa que não possa ser feito.

Devido a forma como os servidores DNS funcionam, com servidores replicando suas informações sobre os endereços para outros servidores espalhados pelo mundo, uma interrupção de um servidor pode muitas vezes levar um dia para ser percebida, já que as informaçoes dele estão espalhadas na rede mundial. Diante disso, só saberemos se o grupo realmente consegue tal façanha, no dia 31.

Via BGR e Errata Security

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.