E foi lançado o GRUB 2.12 com suporte a SDL2, e muito mais. Confira as novidades e veja com instalar no Linux.
O GNU GRUB (abreviação de GNU GRand Unified Bootloader) é um pacote gerenciador de inicialização do Projeto GNU. Ele é usado predominantemente para sistemas do tipo Unix, como os BSD’s e o Linux.
O GNU GRUB foi desenvolvido a partir de um pacote chamado Grand Unified Bootloader (uma brincadeira com a expressão Grand Unified Theory).
O GRUB é a implementação de referência da Especificação Multiboot da Free Software Foundation, que oferece ao usuário a opção de inicializar um dos vários sistemas operacionais instalados em um computador ou selecionar uma configuração específica do núcleo disponível nas partições de um determinado sistema operacional.
O sistema operacional GNU usa o GNU GRUB como seu gerenciador de inicialização, assim como a maioria das distribuições Linux e o sistema operacional Solaris em sistemas x86, começando com a versão Solaris 10 1/06.
Agora, depois de um hiato, foi lançado o GRUB 2.12.
Novidades do GRUB 2.12
Pois é, o GRUB 2.06 foi lançado em junho de 2021, e agora, finalmente foi sucedido pelo… GRUB 2.12.
Sim. Esta última versão estável do GRUB demorou muito para chegar, mas finalmente foi lançada antes do ano novo e traz muitos recursos para este gerenciador de inicialização de código aberto amplamente utilizado.
Nos últimos dois anos e meio, houve muitas correções, unificando o carregador de kernel EFI Linux em todas as arquiteturas, suporte inicial à interface do carregador de inicialização, suporte a SDL2, manipulação da arquitetura de CPU LoongArch e muitas melhorias gerais. .
Dito isso, os destaques do lançamento oficial do GRUB 2.12 incluem:
- Suporte GCC 13.
- clang 14 suporte.
- suporte para binutils 2.38.
- Unificação do carregador de kernel EFI Linux entre arquiteturas.
- Transição para o carregador de stub do kernel EFI Linux para arquitetura x86.
- Suporte inicial para interface do carregador de inicialização.
- Suporte para adição dinâmica de memória de tempo de execução GRUB usando chamadas de firmware.
- Suporte a UARTs PCI e MMIO.
- Suporte SDL2.
- Suporte LoongArch.
- Correções de driver TPM.
- Muitas correções de sistemas de arquivos.
- Muitas correções de CVE e Coverity.
- Melhorias no suporte à depuração.
- Testa melhorias.
- Melhorias na documentação.
- E toneladas de outras correções e limpezas.
É um grande lançamento e você pode esperar encontrar o GRUB 2.12 na maioria das versões 2024 da distribuição Linux. Algumas distribuições Linux como o Ubuntu 23.10 já contam com o candidato a lançamento GRUB 2.12 lançado no início deste ano.
Para saber mais sobre essa versão do GRUB, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GRUB 2.12edivaldo grub
O GRUB é um software que está disponível na maioria das grandes distribuições (nas pequenas também). Então, para instalar ele, basta usar o gerenciador de software de sua distro.