GRUB 2.06 lançado com correções para as falhas BootHole/BootHole2 e muito mais. Confira as novidades desse lançamento e veja como atualizar.
O GRUB é um gerenciador de inicialização de sistemas operacionais usado pela maioria das distribuições Linux e por alguns sistemas baseados em BSD.
Ele é utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que ao iniciar a máquina, o usuário possa escolher, um sistema operacional dentre dois ou mais sistemas instalados.
Agora, mesmo sendo lançado com um ano de atraso, mas o GRUB 2.06 agora está oficialmente disponível. O GRUB 2.06 pretendia ser lançado em 2020, mas isso não aconteceu e agora, finalmente, a meio de 2021, este grande lançamento foi realizado.
O candidato a lançamento do GRUB 2.06 estava disponível para teste desde março e agora é considerado bom o suficiente para ser estável.
Novidades do GRUB 2.06
O GRUB 2.06 segue uma maior cooperação de fornecedores de distribuição e, como resultado, o GRUB carrega vários patches que anteriormente eram gerenciados apenas por distribuições diferentes de maneiras específicas da distro.
GRUB 2.06 também adiciona suporte SBAT, suporte para volume criptografado LUKS2, suporte para módulos de segurança Xen (XSM/FLASK), um mecanismo de bloqueio semelhante ao kernel do Linux e correções de segurança BootHole/BootHole2 finalmente em uma versão lançada.
Além disso, o GRUB 2.06 também adiciona suporte há muito tempo para o GCC 10+ e Clang 10+, considerando que o GCC 11 agora está estável e estamos no Clang 12.
Por fim, esta atualização do carregador de inicialização GNU GRUB é complementada por outras correções que surgiram desde o GRUB 2.04 anterior lançamento há quase dois anos.
Para saber mais sobre essa versão do GRUB 2.06, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Como dito antes, o GRUB faz parte de boa parte das distribuições, e mo tal, faz parte das atualizações normais do sistema. Sendo assim, esta versão em breve estará disponível por meio de uma atualização da sua distribuição Linux.
Portanto, mantenha seu sistema operacional atualizado e logo você terá essa versão e seus benefícios.