Segundo o próprio desenvolvedor do programa, o gravador de tela Peek foi descontinuado. Entenda os motivos e conheça as alternativas.
Peek é uma ferramenta de código aberto para Linux que oferece uma janela simples, que pode ser redimensionada para selecionar uma área de tela, e gravar imagens GIF animadas curtas.
Ele já foi um dos meus aplicativos favoritos, que fornece uma interface fácil de usar para gravar a área da tela retangular em GIF animado.
Agora, o gravador de tela Peek foi descontinuado.
Gravador de tela Peek foi descontinuado
Sim. O Gravador de tela Peek foi descontinuado. O desenvolvedor de software anunciou que:
“Com este anúncio, declaro oficialmente o projeto Peek obsoleto. Isso é algo que eu deveria ter feito por um tempo agora, mas sempre disse a mim mesmo que eventualmente farei um último lançamento, corrigindo alguns problemas. Como você sabe, isso nunca aconteceu.”
O grande motivo é por causa de Wayland. O Peek está funcionando bem no Ubuntu 20.04, embora não possa gravar a barra superior. Mas o Ubuntu 22.04+, o Fedora Workstation e outros Linux com GNOME recente mudaram para o Wayland, o que causa problemas.
A sessão Wayland não fornece a maneira clássica que Peek usa para determinar a área de gravação. Não está funcionando corretamente ao executar como aplicativo X11 em Wayland via XWayland.
O problema não pode ser resolvido, a menos que o aplicativo seja totalmente reescrito em uma interface de usuário diferente de maneira diferente, mas o desenvolvedor não está interessado nisso.
No entanto, o Peek ainda está funcionando na sessão Xorg clássica que é padrão até agora na maioria dos outros ambientes de desktop e opcional no GNOME. Porém, pode ter bugs e não receberá correções!
Aplicativos alternativos para gravar GIF animado
Tanto quanto eu sei, o Kooha é uma boa alternativa que pode gravar a tela como GIF e suporta a sessão Wayland. E está disponível para instalação como Flatpak. Para instalar esse app, use o tutorial abaixo:
Como instalar o gravador de tela Kooha no Linux via Flatpak
Além dele, temos o PyPeek, que é derivado do próprio Peek. Você pode instalar essa alternativa, usando o seguinte tutorial:
Como instalar o gravador de tela PyPeek no Linux