Grand Theft Auto dentro da alucinação de uma rede neural? É possível!

Já se imaginou jogando Grand Theft Auto dentro da alucinação de uma rede neural? Pois bem, isso já possível. Confira os detalhes nesse artigo.

Aprendizado de máquina e IA são dois dos tópicos mais quentes do momento e também o serão no futuro.

Pessoas perdendo empregos devido à automação é o que vem à nossa mente quando ouvimos os termos, mas você sabia que existem muitas coisas legais que você pode fazer com IA? Um deles está jogando GAN Theft Auto.

Grand Theft Auto dentro da alucinação de uma rede neural? É possível!

Grand Theft Auto dentro da alucinação de uma rede neural? É possível!
Grand Theft Auto dentro da alucinação de uma rede neural? É possível!

Um YouTuber e desenvolvedor chamado sentdex criou um clone do Grand Theft Auto chamado GAN Theft Auto. A rede neural é primeiro treinada observando um bot jogar GTA V.

A rede neural basicamente opera um carro em uma estrada sem fim, gerando novos quadros a partir dos quadros anteriores, e o usuário o controla. Agora, como isso é legal!

O que é GAN?

Simplificando, GAN Theft Auto é Generative Adversarial Network que recria o ambiente GTA V. Ele é criado usando um fork do GameGAN com base na pesquisa GameGAN da NVIDIA. Com GAN Theft Auto, a rede neural é o ambiente em que você pode jogar.

Antes de começar a alucinar, deixe-me dizer que o visual não é bom. Os esforços para fazer com que pareça melhor ainda estão sendo feitos.

A rede neural neste jogo controla cenários como – o que acontece quando tentamos virar em outro carro ou se batemos em uma parede ou no reflexo da luz. É inteiramente uma apresentação de rede neural.

O modelo é executado em Python. Ele pega as teclas pressionadas do player e exibe os valores de pixel. O usuário também adicionou valores de superamostragem para fazer as coisas parecerem menos pixeladas, e é isso que causa o efeito bloom.

Basicamente, são as redes neurais sonhando em termos humanos e nós brincando com seus sonhos.

Não poderíamos estar mais animados para ver mais jogos sendo imitados. As próximas duas décadas definitivamente irão revolucionar a maneira como criamos software e jogos. O projeto é gratuito e de código aberto e está disponível no Github.

Que outros jogos você gostaria de assistir as redes neurais jogando? Deixe-nos saber seus pensamentos e opiniões na seção de comentários abaixo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.