E foi lançado o Grafana Loki 3.1 com aceleração de consulta, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Grafana é um software de análise e monitoramento que pode ser executado no Linux, Windows e MacOS. É aberto, rico em recursos, poderoso, elegante e altamente extensível.
Ele é um software para análise de dados, que é usado em alguns sites conhecidos como o Stack Overflow, PayPal e Uber.
E o Grafana Loki é uma ferramenta de código aberto para coleta e organização de dados de log, amplamente adotada nos círculos DevOps. É conhecido por seu gerenciamento de armazenamento econômico e integração perfeita com o Grafana.
É especialmente popular em ambientes onde os desenvolvedores devem garantir que seus aplicativos funcionem de maneira suave e eficiente. É frequentemente usado junto com o Grafana, uma ferramenta que ajuda a visualizar esses dados em tabelas e gráficos fáceis de entender.
Agora, foi lançado o Grafana Loki 3.1.
Novidades do Grafana Loki 3.1
Quase dois meses após seu lançamento principal 3.0, o Grafana Labs revelou a atualização mais recente de seu sistema de agregação de logs, Loki 3.1.
Loki 3.1 apresenta melhorias para reforçar o desempenho da consulta e melhorar a experiência do usuário. Um recurso de destaque nesta atualização é a introdução experimental de filtros Bloom para aceleração de consulta.
Ele se baseia nas melhorias básicas feitas na versão 3.0, com o objetivo de reduzir significativamente o tempo de execução de consultas de filtro, especialmente aquelas que identificam sequências de texto específicas, como mensagens de erro ou UUIDs.
Além disso, o Loki 3.1 refinou seus gráficos Helm para melhor suportar modos distribuídos e integração em arquiteturas de microsserviços.
Aprimoramentos no LogQL, a linguagem de consulta do Loki, agora suporta números negativos e oferece funções otimizadas como first_over_time e last_over_time, melhorando o desempenho por meio de técnicas eficazes de fragmentação.
Além disso, a cadeia de ferramentas Loki também vê a substituição do cortextool pelo lokitool, adicionando funcionalidades como auditorias de índice, fornecendo assim insights mais profundos sobre os processos de indexação de dados.
Ao mesmo tempo, o Loki 3.1 removeu recursos desatualizados, como a loja BoltDB, para agilizar suas funcionalidades principais.
Promtail, o agente responsável por coletar logs e enviá-los ao Loki, recebeu várias correções no lado das correções de bugs.
Isso inclui um tratamento aprimorado de recargas de configuração de forma mais eficaz, uma correção para o receptor UDP no transporte syslog e ajustes para garantir que os logs do Docker sejam tratados corretamente quando divididos em vários quadros.
Além disso, correções também foram aplicadas ao LogQL para evitar erros quando vários filtros são usados, melhorando a precisão e a confiabilidade das consultas de log.
Por último, várias ferramentas operacionais e mixins (configurações de monitoramento pré-construídas) tiveram correções e melhorias, como corrigir componentes ausentes nos painéis, alinhar melhor os painéis operacionais com as operações reais do sistema e atualizar os mixins Loki para garantir um monitoramento preciso.
Para saber mais sobre essa versão do Grafana Loki, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Grafana Loki
Os usuários são incentivados a consultar o Guia de atualização para obter instruções detalhadas sobre como navegar pelas alterações e garantir transições suaves entre versões.
Para instalar a versão mais recente do Grafana nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de análise de dados Grafana no Linux via Snap
Como instalar o app de análise de dados Grafana no Ubuntu e derivados