E foi lançado o Grafana 3 Loki com suporte nativo a OpenTelemetry. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Grafana é um software de análise e monitoramento que pode ser executado no Linux, Windows e MacOS. É aberto, rico em recursos, poderoso, elegante e altamente extensível.
Ele é um software para análise de dados, que é usado em alguns sites conhecidos como o Stack Overflow, PayPal e Uber.
Grafana suporta mais de 30 fontes de código aberto, bem como fontes de dados comerciais/bancos de dados que incluem MySQL, PostgreSQL, Graphite, Elasticsearch, OpenTSDB, Prometheus e InfluxDB.
Com isso, é possível um aprofundamento em grandes volumes de dados operacionais em tempo real. Poderemos visualizar, consultar, estabelecer alertas e obter informações sobre suas métricas.
É importante notar que o Grafana permite a criação de múltiplas organizações independentes. Cada uma com seu próprio ambiente de uso (administradores, fontes de dados, painéis e usuários).
Características gerais do Grafana
- Teremos gráficos elegantes para visualização de dados. Os gráficos são rápidos e flexíveis, com inúmeras opções.
- Coloca à nossa disposição painéis dinâmicos e reutilizáveis.
- É altamente extensível, podemos usar muitos painéis e acessórios disponíveis na biblioteca oficial.
- Nos disponibilizará a autenticação através do LDAP, Google Auth, Grafana.com e Github.
- Ele suporta fortemente a colaboração, permitindo a troca de dados e painéis entre equipes.
Existe uma demonstração on-line que está disponível para você experimentar o Grafana, antes de instalá-lo em seu computador.
Agora, foi lançado o Grafana Loki 3 Loki.
Novidades do Grafana 3
Grafana Loki 3.0 aprimora o gerenciamento de logs com filtros de consulta avançados e suporte abrangente a OpenTelemetry.
Loki é provavelmente uma ferramenta bem conhecida para aqueles envolvidos na área de DevOps.
Para todos os outros, deixe-nos esclarecer imediatamente: é um sistema de agregação de log de código aberto altamente eficiente, projetado para armazenar e consultar grandes quantidades de dados de log.
Após cinco anos de desenvolvimento e refinamento, o Loki 3.0 está agora pronto para disponibilidade geral, apresentando avanços substanciais em desempenho e escalabilidade, ao mesmo tempo que mantém seus princípios básicos de eficiência e simplicidade.
E aqui estão as novidades dessa atualização.
Consultas aceleradas com filtros Bloom
Os filtros Bloom são uma adição revolucionária ao Loki. Eles permitem pesquisas mais rápidas, filtrando com eficácia dados de log irrelevantes.
Esse recurso aborda o desafio de localizar entradas de log específicas em vastos conjuntos de dados, reduzindo significativamente o tempo e os recursos computacionais necessários para consultas de dados.
De acordo com os desenvolvedores, os primeiros testes indicam que os filtros Bloom podem eliminar a necessidade de processar 70% a 90% dos blocos de dados durante as consultas, mostrando seu potencial para agilizar as tarefas de gerenciamento de log.
Suporte nativo para OpenTelemetry
Sim, concordamos que os filtros Bloom são um ótimo novo recurso.
Porém, a grande novidade do Loki 3.0 é a introdução do suporte nativo ao OpenTelemetry, um conjunto de ferramentas, APIs e SDKs usados para coletar, analisar e exportar dados de telemetria de aplicativos e serviços de software.
Isso melhora a ingestão de log e a experiência de consulta.
Esta atualização permite que os usuários interajam diretamente com atributos e metadados do OpenTelemetry, eliminando a necessidade de processos complexos de serialização e desserialização de dados.
Documentação melhorada
A equipe do Loki também se concentrou em melhorar a documentação e a experiência do usuário, facilitando a introdução da plataforma para novos usuários.
As atualizações de documentos refletem os recursos e otimizações mais recentes, incluindo exemplos de consulta simplificados e guias de configuração simplificados.
Além disso, como parte deste grande lançamento, a equipe implementou diversas melhorias de qualidade de vida e alinhou o versionamento semântico do Loki com o Grafana Enterprise Logs (GEL) 3.0.
Para saber mais sobre essa versão do Grafana, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Grafana
Para instalar a versão mais recente do Grafana nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de análise de dados Grafana no Linux via Snap
Como instalar o app de análise de dados Grafana no Ubuntu e derivados