GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular

Conheça o GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular, e que será lançado em breve por sua fabricante, a GPD.

A fabricante de dispositivos GPD fez seu nome nos últimos anos com uma série de PCs portáteis para jogos que executam o Windows.

Mas a GPD realmente começou a fazer dispositivos Android, e a empresa está voltando às suas raízes com o novo sistema de jogo portátil GPD XP… mas também está olhando para o futuro.

GPD XP, um dispositivo de jogos Android portátil e modular

GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular
GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular

O GPD XP tem hardware totalmente novo, um design modular totalmente novo que permite trocar estilos de controlador e suporte 4G LTE.

Talvez o mais importante, agora que o Steam Deck da Valve está começando a consumir muito oxigênio no espaço do PC de jogos portáteis, o GPD está nos lembrando de que ainda há muito potencial nos consoles de jogos portáteis projetados para rodar o Android.

A GPD ainda não anunciou um preço ou data de lançamento, mas a empresa começou a compartilhar imagens e vídeos do próximo GPD XP em agosto. Mais recentemente, o GPD revelou uma prévia para uma próxima campanha de financiamento coletivo com ainda mais detalhes.

Aqui está um resumo de algumas especificações principais:

Especificações GPD XP
Tela6.81 polegadas
2400 x 1080 pixels
338 ppi
60 Hz
84% NTSC gama de cores
IPS LCD
500 nits
10 pontos multitoque
Corning Gorilla Glass 5
ProcessadorMediaTek Helio G95
2 núcleos de CPU ARM Cortex-A76 a 2,05 GHz
6 x núcleos de CPU ARM Cortex-A55 a 2 GHz
ARM Mali-G76 MC4 GPU a 900 MHz
RAM6GB LPDDR4x
ArmazenamentoSlot para cartão microSD UFS 2.1 de 128 GB (até 2 TB)
Sistema operacionalAndroid 11
GPD Metro UI
Bateria e carregamento7.000 mAh
20 W USB-C
ConectividadeWiFi 5
Bluetooth 5.0
(SIM duplo)
2G: GSM B3 / 8
3G: WCDMA B1
4G: TDD-LTE B34 / 38/39/40/41
4G: FDD-LTE B / 1/2/3/5/7 / 12/08/17/20/26/28
GPD, A-GPS, GLONASS
SensoresBússola de
giroscópio de gravidade
Portas1 x USB-C
1 x áudio de 3,5 mm
1 x leitor de cartão microSD 1 x slot para cartão
SIM
ÁudioAuto-falantes estéreo
Controlador EsquerdoD-Pad de stick analógico
Back, Home, Return botões
2 x botões de ombro
Controlador Certo3 opções do módulo controlador:

 

  • Módulo Controlador Xbox
  • Módulo controlador FPS
  • Módulo de controlador MOBA
Câmera5 MP voltado para a frente
ResfriamentoFã ativo
Dimensões233 x 83 x 18 (controlador Xbox)
216 x 83 x 18 (controlador FPS)
205 x 83 x 18 mm (controlador MOBA)
Peso370 gramas (controlador Xbox)
350 gramas (controlador FPS
330 gramas (controlador MOBA)
SOAndroid 11

Embora o processador, a memória e o armazenamento devam ser bons o suficiente para lidar com a maioria dos jogos Android, o design do console também pode torná-lo uma opção atraente para uso com plataformas de streaming de jogos como Stadia ou GeForce Now, que permitem que você transmita jogos com qualidade de console para um dispositivo móvel na Internet.

E é claro que existem emuladores – o GPD XP parece ser capaz de lidar muito bem com a emulação do GameCube.

O ventilador de resfriamento ativo deve ajudar a evitar o superaquecimento. E os controladores integrados permitirão que você jogue jogos nativos do Android ou use emuladores ou streaming sem a necessidade de colocar as mãos na tela, cobrindo a ação.

O GPD também inclui software de mapeamento de botão, que permitirá que você jogue jogos Android que normalmente não suportam controladores físicos, mapeando funções na tela para teclas de hardware.

A empresa diz que seus controladores modulares se conectam ao corpo do GPD-XP por meio de pinos físicos e não oferecem latência, uma vez que não estão usando uma conexão sem fio. Eles são mantidos firmemente no lugar por ímãs.

GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular
GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular

Mas talvez a coisa mais interessante sobre os controladores GPD XP é que você tem três opções, permitindo que você alterne os estilos dos controladores dependendo dos jogos que está jogando.

  1. O controlador estilo Xbox do GPD oferece todas as teclas que você espera de um console, incluindo as teclas X, Y, A e B, um segundo stick analógico, botões de ombro e teclas de início e seleção.
  2. O controlador FPS possui cinco teclas frontais que podem ser programadas para executar funções diferentes, além de dois botões de ombro.
  3. O controlador MOBA não é realmente um controlador. É apenas uma tampa que se conecta magneticamente à porta do lado direito do dispositivo, cobrindo-o. Isso permite que você use o polegar direito com a tela sensível ao toque enquanto joga, enquanto usa a mão esquerda para os controles físicos.


O dispositivo foi projetado como um console de videogame portátil em vez de um telefone, então não há microfone ou alto-falante e não há suporte para chamadas ou SMS.

Mas se você inserir um cartão SIM, poderá usá-lo para dados 4G e o dispositivo oferecer suporte a aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e WeChat.

Há também uma câmera frontal que você pode usar para chamadas de vídeo ou para gravar mensagens de vídeo.

GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular
GPD XP, um dispositivo de jogos Android que é portátil e modular

Inicialmente, o GPD reconheceu que o motivo pelo qual selecionou um monitor com uma abertura de câmera furada foi principalmente porque a maioria dos monitores disponíveis neste tamanho são projetados para telefones, em vez de consoles de jogos portáteis.

Mas parece que a empresa pelo menos decidiu equipar o dispositivo com uma câmera, mesmo que seja algo que os jogadores móveis possam não precisar.

O GPD diz que o console de jogo portátil GPD XP deve começar a ser comercializado em janeiro de 2022.

Ele deve estar disponível para pré-encomenda por meio de uma campanha de crowdfunding da Indiegogo em breve, mas provavelmente teremos que esperar até o lançamento da campanha para descobrir o preço e fazer um Comparação frente a frente com dispositivos rivais como o US$ 200 AYN Odin ou US$ 399 Valve Steam Deck.



Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.