Ainda sem confirmação oficial da fabricante GDP, o GPD Win 4, será um console com chip Ryzen 7 6800U e tela deslizante.
A GPD, fabricante de dispositivos de jogos portáteis, está trabalhando em uma continuação do PC de jogos portátil GPD Win 3 do ano passado.
O próximo GPD Win 4 terá um design igualmente compacto com uma tela que desliza para cima para revelar um teclado oculto. Mas sob o capô, ele terá muito mais potência.
GPD Win 4, um console com chip Ryzen 7 6800U e tela deslizante
A GPD não anunciou oficialmente quanto custará o Win 4 ou quando estará disponível para compra. Mas um punhado de pessoas com informações privilegiadas sobre o próximo portátil começaram a revelar alguns detalhes importantes. Aqui está o que sabemos até agora.
O GPD Win 4 terá uma tela de 6 polegadas, que é um pouco maior que a tela de 5,5 polegadas do modelo da geração anterior.
Mas o tamanho e a forma não mudaram muito, então a dock station GPD Win 3 deve ser compatível com o Win 4, pois a porta USB-C na parte inferior do computador ainda está no mesmo local.
Dito isto, o GPD fez uma série de melhorias significativas:
- O novo modelo possui um processador AMD Ryzen 7 6800U com gráficos RDNA 2, que deve trazer um aumento significativo no desempenho de CPU e GPU em relação ao processador Intel Tiger Lake com gráficos Iris Xe apresentados no Win 3.
- Sticks analógicos agora têm sensores de hall. Eles também são ajustáveis: os usuários podem trocar peças por joysticks de alto ou baixo perfil.
- Diz-se que o dispositivo tem um design mais ergonômico com um corpo mais redondo e o analógico direito abaixo dos botões de ação, em vez de acima deles.
- O teclado terá teclas físicas em vez das teclas de toque capacitivo no Win 3. Isso deve tornar a digitação muito mais confortável.
Com base nas imagens renderizadas, parece que a tela também faz um trabalho melhor ao ficar encostada nas laterais do dispositivo, fazendo com que o Win 4 pareça mais um console de videogame portátil tradicional, como o PSP da Sony ou o PS Vita, quando a tela está para baixo.
Deslize a tela para cima e você terá um teclado para bate-papos no jogo ou outras atividades.
E como o Win 4 é um PC Windows completo, você pode usá-lo para muito mais do que jogos. Neste modo, é mais análogo aos dispositivos clássicos UMPC (ultra mobile PC) como o Sony VAIO UX ou OQO.
Mais detalhes devem ser revelados mais perto do lançamento.
Enquanto isso, ainda falta uma semana e meia para a campanha de crowdfunding do Indiegogo para o GPD Win Max 2, um portátil que mais parece um mini-laptop.
Esse modelo tem uma tela de 10,1 polegadas, um design estilo garra, um teclado grande o suficiente para digitação por toque, controladores embutidos acima do teclado.