A GPD anunciou que um novo modelo do GPD P2 Max está a caminho, ou seja, em breve teremos o GPD P2 Max 2022, um Mini laptop com Celeron N6000.
O GPD P2 Max é um mini laptop de 1,4 libra com uma tela de 8,9 polegadas que foi lançado em 2019 com um processador Intel Core m3-8100Y Amber Lake, 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento NVMe.
Agora, a GPD anunciou que um novo modelo está a caminho com um processador atualizado, wireless aprimorado e mais armazenamento.
GPD P2 Max 2022, um Mini laptop com Celeron N6000 (em breve)
Mas a melhor notícia é que o GPD P2 Max 2022 também terá um preço mais baixo.
Sim. Em um teaser postado no Twitter e no YouTube, o GPD descreve algumas especificações para seu mini laptop de última geração, incluindo:
- Processador Intel Celeron N6000
- WiFi 6
- SSD de 1 TB
Enquanto a imagem teaser parece mostrar alguém escrevendo no visor GPD P2 Max 2022 usando uma caneta digital, vale lembrar que a empresa mostrou exatamente a mesma imagem para o modelo da geração anterior… que não tinha um digitalizador ativo para suportar pressão- entrada de caneta sensível ou ações flutuantes.
Em vez disso, a empresa observou que você poderia usar uma caneta capacitiva … assim como você pode com praticamente qualquer telefone, tablet ou laptop com uma tela de toque moderna projetada para responder à entrada do dedo.
A GPD vende minilaptops e computadores de mão há cerca de cinco anos. Alguns modelos são focados em jogos, como a linha de dispositivos GPD Win, incluindo GPD Win 2, GPD Win 3 e GPD Win Max. Outros estão focados no trabalho de TI, como o GPD microPC e o GPD Pocket 3.
A série GPD P2 Max se destaca como um laptop de uso geral com uma tela muito pequena.
O teclado é grande o suficiente para digitação com toque, embora algumas teclas tenham sido colocadas em posições incomuns para caber no pequeno case.
Há uma webcam (colocada de maneira desajeitada abaixo da tela em vez de acima dela). E há um touchpad abaixo do teclado, em vez de um pequeno bastão apontador ou sensor ótico de toque.
Embora o P2 Max não seja um computador de bolso como alguns outros dispositivos GPD, o modelo de primeira geração ainda é menor do que a maioria dos laptops, com 8,4″ x 5,9″ x 0,6″ e 635 gramas, o que permite ocupar muito menos espaço em sua bolsa.
Não está claro se o modelo deste ano será exatamente do mesmo tamanho, mas o fato de que o GPD parece estar reutilizando uma imagem promocional antiga sugere que a maioria das mudanças no modelo de 2022 será feita sob o capô.
Isso inclui atualizar o WiFi e o armazenamento e trocar o processador Intel Amber Lake de 5 watts Core m3-8100Y por um chip Intel Celeron N6000 Jasper Lake de 6 watts.
Enquanto isso significa que a Intel está substituindo um chip da série “Core” por um baseado na arquitetura “Atom”, o novo processador é um chip significativamente mais novo fabricado com um processo de 10 nm.
É também um chip de 4 núcleos e 4 threads em vez de um processador de 2 núcleos e 2 threads. E benchmarks sugerem que o desempenho de vários núcleos é bastante semelhante (embora o chip Amber Lake mais antigo saia à frente em testes de um único núcleo).
Mas, como o Celeron N6000 é um chip Jasper Lake projetado para laptops, tablets e mini desktops de baixo custo e baixo consumo de energia, ele deve permitir que o GPD baixe o preço de seu novo modelo, o que será uma mudança bem-vinda em um época em que os preços dos minilaptops e computadores de mão apresentavam tendência de alta.
O GPD diz que o P2 Max 2022 estará disponível na loja AliExpress da empresa em breve, o que marcará uma das primeiras vezes que a empresa lançou um novo produto para mercados globais sem realizar uma campanha de crowdfunding primeiro.