Para complementar seus portáteis, a GPD criou uma campanha para campanha de crowdfunding GPD G1, uma eGPU portátil com Radeon RX 7600 XT.
A GPD vende PCs portáteis para jogos desde 2016. E, nesse período, a empresa ofereceu modelos em vários formatos e tamanhos.
Mas uma coisa que todos eles tinham em comum? Eles vêm com gráficos integrados, porque simplesmente não há espaço suficiente para uma GPU discreta em um sistema tão pequeno.
Os modelos mais recentes suportam docks gráficas externas graças às portas USB4 ou Thunderbolt de 40 Gbps. Mas alguns dos próximos dispositivos da empresa também terão portas Oculink para conexões de dados de até 63 Gbps.
E a empresa também planeja começar a vender sua primeira eGPU em breve.
A GPD já compartilhou uma prévia de uma próxima campanha de crowdfunding para a doca gráfica GPD G1.
GPD G1, uma eGPU portátil com Radeon RX 7600 XT, e mais
O GPD G1 é um dock gráfico externo compacto com uma GPU discreta AMD Radeon RX 7600M XT. É uma GPU de 2,3 GHz com 32 unidades de computação RDNA 3, 8 GB de memória GDDR6 e 32 MB de AMD Infinity Cache.
A AMD diz que oferece até 21,4 TFLOPS de “desempenho de computação de precisão única de pico” ou até 42,8 TFLOPS de “desempenho de computação de precisão de pico de meia”.
O dock do GPD possui uma porta Oculink para conexões de alta velocidade com computadores compatíveis, como o próximo GPD Win Mini, GPD P4 Max e AYA Neo 2S.
Mas também há uma porta USB4 para conexões de 40 Gbps com qualquer sistema com uma porta Thunderbolt 3/4 ou USB4 compatível com essas velocidades.
Na verdade, o GPD diz que, se você tiver um dispositivo com suporte para Oculink, obterá melhor desempenho usando as portas Oculink e USB4 ao mesmo tempo, pois elas usam canais PCIe separados.
Isso permite que a GPU e a saída de vídeo funcionem por meio de uma conexão Oculink, enquanto a porta USB4 pode lidar com transferências de dados por USB e cartão SD.
Além de oferecer mais desempenho gráfico para laptops e mini PCs, o dock gráfico também é um hub que você pode usar para conectar monitores, teclados, mouses, controladores e outros periféricos, graças a um amplo conjunto de portas na parte traseira que inclui :
- 1 x HDMI 2.1
- 2 x DisplayPort 1.4a
- 3 x USB 3.2 tipo A
- 1 x leitor de cartão SD
Medindo 225 x 111 x 30 mm (8,9″ x 4,4″ x 1,2″), o G1 é uma das soluções gráficas externas mais compactas até hoje, o que deve torná-lo muito fácil de embalar em uma bolsa junto com seu laptop ou PC de mão.
Mas consome muita energia para funcionar com uma bateria, por isso foi realmente projetado para ser usado enquanto estiver conectado.
A GPU tem uma faixa TGP de 75 a 120 watts e possui uma fonte de alimentação GaN de 240 W integrada, pois você também precisa de um pouco de energia extra para o ventilador interno, hub USB e outros componentes.
O G1 também pode enviar até 60W de energia para o seu PC conectado, o que significa que você só precisa de um único cabo para alimentar o GPD G1 e um computador como o GPD P2 Max ou Win Mini.
Uma desvantagem do GPD G1 e seu design compacto?
Algumas outras docas gráficas externas apresentam um slot ou conjunto de slots que você pode usar para fornecer sua própria GPU, permitindo que você escolha seu próprio nível de desempenho e/ou atualize para uma placa gráfica mais poderosa no futuro.
Mas a GPU do GPD G1 não é configurável ou atualizável. Ele vem com uma Radeon 7600M XT, e a única maneira de usar qualquer outra coisa é se a GPD decidir oferecer um modelo diferente com uma GPU diferente no futuro.
A GPD ainda não anunciou o financiamento coletivo ou os preços de varejo para a doca gráfica G1, mas em abril a DroiX informou que poderia ser vendida por cerca de US$ 700.
Você pode encontrar mais detalhes ou se inscrever para acompanhar a campanha de crowdfunding na página de visualização do Indiegogo.