Em um deslize causado por seus fornecedores, a GPD enviou alguns Win 3 com a placa wireless errada. Confira os detalhes desse incidente.
O GPD Win 3 é um pequeno e poderoso computador portátil de jogos projetado para permitir que você jogue jogos AAA para PC em um dispositivo do tamanho de um Nintendo Switch Lite.
Há muito o que gostar no pequeno computador, mas logo depois que o GPD começou a enviar o Win 3 para os clientes, algumas pessoas começaram a notar problemas.
Por exemplo, as especificações da campanha de crowdfunding Indiegogo prometem suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.0. Mas alguns clientes receberam dispositivos Win 3 com um módulo sem fio mais antigo com WiFi 5 e Bluetooth 4.2.
GPD enviou alguns Win 3 com a placa wireless errada
Apesar desse problema, a boa notícia é que o GPD ofereceu uma compensação aos clientes que a solicitaram. A má notícia é que, ao fazer isso, a empresa vazou os endereços de e-mail de cerca de 100 clientes.
Aqui está o negócio – o GPD Win 3 apresenta um processador Intel Tiger Lake com gráficos Iris Xe, 16 GB de RAM, um PCIe NVMe SSD e uma tela de toque de 5,5 polegadas cercada por controladores de jogo.
A tela desliza para cima para revelar um teclado de toque capacitivo. E há uma porta Thunderbolt 4 com suporte para gráficos externos ou outros periféricos.
O Win 3 também deve ter um módulo wireless Intel AX200 que suporta o padrão wireless Intel 802.11ax, também conhecido como WiFi 6. Ele também suporta Bluetooth 5.0.
E muitos clientes que receberam seus dispositivos Win 3 têm a placa AX200 pré-instalada. Mas algumas pessoas notaram que tinham a placa sem fio AC7265 mais antiga da Intel, o que significa que seus dispositivos só suportam 802.11ac (WiFi 5) e Bluetooth 4.2.
De acordo com o GPD, o que aconteceu foi que um de seus fornecedores de equipamentos forneceu um lote de módulos mais antigos da Intel.
E como o módulo sem fio AX200 mais recente foi projetado para substituir o AC7265, ele parece virtualmente idêntico e pode ser conectado à placa-mãe da mesma maneira. Portanto, os trabalhadores da fábrica provavelmente instalaram o chip errado sem perceber.
A boa notícia é que muitos usuários provavelmente não verão muita diferença.
Embora o WiFi 6 e o Bluetooth 5 sejam atualizações significativas que oferecem suporte para velocidades de transferência de dados mais rápidas e melhor desempenho em redes congestionadas, eles também são padrões mais novos e muitas pessoas ainda não fizeram a mudança.
Se você tiver um dispositivo com um chip AX200 conectado a uma rede doméstica que atinge o limite de WiFi 5, então você só obterá desempenho de WiFi 5 de qualquer maneira.
Mas se você tiver um roteador WiFi 6 e/ou quiser um chip mais preparado para o futuro, entre em contato com a GPD e a empresa irá:
- Pague US$ 30 de compensação por obter um Win 3 com o chip errado.
- Envie a você um módulo Intel AX200 gratuitamente, mas você mesmo precisará instalá-lo.
Essa última opção é um pouco arriscada, pois envolve abrir o gabinete do computador portátil do GPD, dessoldar o hardware AC7265 da placa-mãe, substituí-lo pelo novo componente e, em seguida, usar um ferro de solda para concluir o processo.
Se você não tem experiência com esse tipo de trabalho, há uma chance de você quebrar o computador e o GPD diz que não cobrirá os custos de qualquer dano incorrido.
Então, sim, enviar unidades com a placa sem fio errada pré-instalada? Isso é um pouco constrangedor. Mas o GPD agravou o problema ao enviar aos clientes por e-mail suas opções, porque a empresa cometeu o erro clássico e evitável de usar CC em vez de BCC.
Resumindo, isso significa que a empresa expôs os endereços de e-mail de mais de 100 pessoas… ao mesmo tempo que confirmou que pelo menos 100 pessoas (e provavelmente mais) receberam unidades Win 3 com a placa sem fio errada.
No geral, não está claro qual porcentagem de unidades Win 3 foram enviadas com uma placa sem fio AC7265 – muitos usuários também relataram que de fato receberam a placa AX200 prometida. Mas este não é o único problema relatado:
- Alguns outros usuários reclamaram de defeitos de hardware, como controladores quebrados.
- Os defeitos da tela também parecem ser um problema para algumas unidades.
- Outros tiveram problemas de software, incluindo malware que foi pré-instalado.
Para problemas de hardware, sua melhor aposta é entrar em contato diretamente com a empresa e solicitar peças de reposição e/ou uma substituição para todo o Win 3.
Para problemas de software, você pode reinstalar o Windows por conta própria, mas também poderá provavelmente deseja baixar os drivers do site do GPD depois de fazer isso para ter certeza de que tudo funciona corretamente.
Não me interpretem mal, se você conseguir um Win 3 que não seja um limão, é um dispositivo muito bom para jogos portáteis (embora com um teclado horrível).
Mas parece que o GPD teve alguns problemas de controle de qualidade afetando algumas unidades de seu mais recente PC portátil para jogos que você pode querer saber antes de fazer um pedido.
Se você decidir comprar um Win 3, convém seguir as etapas descritas em um “Guia de primeiros passos” não oficial para verificar se há problemas o mais rápido possível.