GPD Duo, um laptop OLED de tela dupla

Conheça o GPD Duo, um laptop OLED de tela dupla, mas que não é exatamente o que você espera. Confira os detalhes desse dispositivo.

A GPD, fabricante de PCs portáteis para jogos e minilaptops, está lançando um próximo dispositivo que será algo, diferente.

O GPD Duo é o primeiro laptop de tela dupla da empresa, com duas telas AMOLED de 12 polegadas dispostas de forma que permitem empilhá-las uma sobre a outra.

A GPD ainda não forneceu especificações detalhadas, preços ou detalhes de disponibilidade. Nem temos fotos do dispositivo real. Mas uma imagem teaser mostra que o GPD Duo pode ser o primeiro dispositivo desse tipo.

GPD Duo, um laptop OLED de tela dupla

GPD Duo, um laptop OLED de tela dupla
GPD Duo, um laptop OLED de tela dupla

Embora empresas como Asus e Lenovo já tenham lançado laptops de tela dupla nos últimos anos, essas empresas tendem a manter o design tradicional de laptop, colocando uma tela no espaço onde normalmente encontraria um teclado.

Se quiser digitar em um teclado físico, você pode colocar um na parte superior da tela inferior ou colocar um teclado com ou sem fio na frente do computador.

O GPD Duo, por sua vez, parece adotar uma abordagem diferente. Em vez de sacrificar um teclado integrado, o GPD adicionou uma dobradiça na parte superior da tela principal, permitindo que a segunda tela girasse para cima para ficar posicionada acima da primeira tela.

Quer usar o Duo como um laptop normal?

Basta dobrar a segunda tela para que fique encostada na tela principal e a ergonomia deve ser bastante familiar para qualquer pessoa que já usou um laptop. Mas vire a segunda tela para cima e você terá o dobro de espaço na tela.

Esse design significa que você também pode dobrar as telas contra o teclado, com a segunda tela voltada para cima, permitindo usar o computador como um tablet (muito grosso).

Mais detalhes devem ser revelados próximo ao lançamento, mas pessoas familiarizadas com os planos do GPD dizem que o GPD Duo deverá apresentar um processador AMD Ryzen 7 8840U e não será posicionado como um laptop para jogos – ele não terá controladores de jogos integrados e será mais uma continuação da linha GPD Pocket ou P2 Max de minilaptops de uso geral do que da linha GPD Win de sistemas de jogos portáteis.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.